Uma Pós-graduação tornou-se uma exigência profissional em muitos setores no mundo atual. Representa aquilo que a graduação era décadas atrás. No entanto, os tempos mudaram, e aqueles que desejam uma boa colocação no mercado de trabalho devem buscar o aperfeiçoamento contínuo.
Nesse cenário de ampliação de oferta de cursos para atender à crescente demanda, surge a Pós-graduação a distância como uma opção mais flexível, porém igualmente eficaz de formação e capacitação profissional.
No entanto, apesar de décadas no mercado nacional, a Pós-graduação a distância ainda está rodeada de mitos e desconhecimento por parte dos alunos.
Pensando em auxiliar quem está considerando essa opção para ter sucesso profissional, elaboramos este artigo desmistificando essa modalidade de ensino.
Como funciona a Pós-graduação lato sensu a distância?
Em linhas gerais, os cursos de Pós-graduação a distância funcionam da mesma forma que as formações da educação presencial. Sendo lato sensu, as opções são MBAs ou especializações a distância.
O diferencial aqui é que o aluno tem o estudo a distância como modalidade de ensino, o que implica o fato de que a interação com os professores, colegas e tutores ocorra em ambiente virtual.
Na prática, o EAD possibilita alcançar uma formação de qualidade com horários flexíveis, sem grandes deslocamentos, já que a maior parte das atividades é remota.
“A Pós-graduação a distância não é reconhecida pelo MEC”
Isso é um Mito! As instituições que ofertam Pós-graduação EAD precisam cumprir exigências do Ministério da Educação (MEC) para que seus diplomas sejam válidos. Vagas, carga horária, grade curricular, estrutura do curso etc. obedecem a regulamentações.
Mais do que isso, assim como na educação presencial, as unidades de ensino são submetidas a avaliações regulares para garantir o credenciamento. Às vezes, ocorre parceria entre instituições para a emissão do certificado, o que é um processo legalizado e comun.
O MEC mantém um site contendo todas as instituições devidamente regulares.
>>Leia também: 6 passos que vão te levar direto ao sucesso profissional
“Os cursos de pós-graduação a distância são mais fáceis que os presenciais”
Puro mito. Frequentemente, os cursos são organizados com riqueza de materiais, atividades e recursos para que a devida carga horária seja cumprida.
No entanto, isso não é tudo: o estudante nessa modalidade tem a possibilidade de estudar quando, onde e no ritmo que lhe for mais cômodo, porém isso não significa que o curso demande menos dos alunos.
Vale lembrar que o EAD é baseado em uma lógica autoinstrucional e de metodologia ativa, então o estudante precisa ter muita disciplina, não apenas para se adaptar ao método, mas também para cumprir prazos com leituras, atividades e trabalhos e assegurar o seu máximo rendimento.
“Profissionais formados em uma Pós-graduação EAD são menos qualificados e desvalorizados pelo mercado de trabalho”
Outro grande mito! O perfil profissional dos alunos egressos de um MBA EAD ou especialização em instituições sérias em nada deixa a desejar em termos de qualificação.
Como dissemos, o estudante é ativo na sua própria construção do conhecimento, e é na mediação proposta pelos professores, tutores e estrutura do curso que ele pode desenvolver as habilidades e a visão estratégica que o mercado espera.
Para se tornar uma opção realmente atrativa, os cursos EAD receberam bastante investimento em qualidade pedagógica, principalmente na rede privada. Foram integrados avanços tecnológicos, trazendo mais eficácia para as interações e o processo de aprendizagem.
O mercado de trabalho seguiu de perto essas transformações e, por isso, atualmente valoriza as competências únicas de profissionais formados na pós-graduação a distância, como autonomia, capacidade de organização, adaptabilidade a vários cenários e comprometimento com prazos.
Um curso EAD no currículo não é problema em processos seletivos, mas uma instituição sem credibilidade pode, sim, pesar.
Os professores da Pós-graduação a distância não são muito bons e não há interação como em sala de aula presencial
É um equívoco acreditar que um professor é menos competente porque atua no ensino a distância. Normalmente, os programas de pós-graduação são compostos de especialistas,mestres e doutores, e isso independe de ser EAD ou presencial.
Esses profissionais, como todos os outros, preparam aulas, organizam material didático, fazem avaliações e buscam dar o máximo suporte ao aluno junto com os tutores que também estão disponíveis no ensino EAD.
>> Veja também: Inspiração de professores fez arquiteto repensar a carreira
Ao contrário do que se imagina, há sim muita interatividade nos cursos de educação a distância. Os tutores e professores podem ser contactados para suporte e dúvidas.
Há ainda polo presencial, fóruns on-line, chats, atividades e muitos recursos tecnológicos para fomentar a interação entre os estudantes.
Assim, a figura do professor está mais descentrada, mas ele ainda é mediador do conhecimento e o aluno não fica sozinho, apenas é mais autônomo.
Um curso EAD requer computador de última geração e muito conhecimento em informática
Isso não é verdade. Normalmente, em áreas específicas, como tecnologia ou design, as máquinas, às vezes, precisam ser mais potentes por causa dos programas, mas, no geral, o estudante só precisa ter acesso a um computador básico com acesso regular à internet.
Pela web, é possível acessar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contendo videoaulas, material didático e demais recursos ofertados pelas instituições.
Para assistir às videoaulas, até um tablet ou smartphone podem ser utilizados, viabilizando o estudo em casa, no tempo livre do trabalho ou até mesmo viajando.
Também não é necessário ser um expert em informática para acompanhar o curso. É comum que as unidades de ensino ofereçam AVAs de fácil utilização e tutoriais de uso super completos.
IPOG – a instituição na qual sua carreira deslancha de verdade!
O último Censo da educação superior realizado pelo INEP e o último levantamento da ABED mostram que o ensino a distância já ganhou o coração e a confiança de milhões de estudantes. É uma tendência em crescimento.
Assim, quem deseja alavancar a carreira e gosta de se empenhar, mas precisa de mais flexibilidade e comodidade, encontra na Pós-graduação a distância a chance de não ficar para trás.
E essa é a razão de existir do IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação, uma instituição do ensino superior que recebeu e recebe milhares de alunos do Brasil todo em busca de qualidade e melhor custo-benefício na hora de se capacitar.
O IPOG tem experiência sólida no ensino a distância, quadro docente com especialistas, mestres e doutores, polos presenciais equipados e bem localizados, além de estrutura pedagógica e tecnológica para assegurar a melhor experiência aos alunos. Tudo com foco no desenvolvimento humano e profissional.
Se você está considerando fazer uma Pós-graduação a distância, não deixe de conferir todos os diferenciais do IPOG antes de tomar uma decisão. Fale conosco para saber mais!