Ferramentas de Marketing Digital para vendas: saiba como usá-las da melhor forma
Como usar Google Analytics? O que é Instagram Ads? O Facebook Ads, como funciona? Todas essas questões comuns no dia a dia de quem lida com vendas têm um ponto em comum: referem-se a ferramentas de marketing digital.
Fazer a gestão do marketing digital de um negócio é um desafio não apenas por conta dos múltiplos segmentos que abrange (finanças, análise de dados, cronogramas), mas também pela complexidade que a área adquire ao longo do tempo.
Para auxiliar esse cenário, inúmeras ferramentas são lançadas todos os anos. No entanto, no segmento de vendas, três das principais ferramentas de marketing digital são:
- Google Ads;
- Facebook Ads; e
- Instagram Ads.
Neste artigo, abordaremos duas delas, o Facebook e o Instagram, mostrando como elas podem dar resultados em vendas. Se você quer saber mais sobre o uso dessas plataformas, este artigo é para você!
Por que usar ferramentas de Marketing Digital?
Com mais de 4 bilhões de usuários na internet e mais de 3 bilhões ativos nas mídias sociais, o marketing digital tem crescido bastante para alcançar essa fatia de pessoas disponíveis nesse ambiente on-line.
Diante desse cenário e de um consumidor que tem uma jornada de compra cada dia mais complexa, as marcas são pressionadas a se adaptar rapidamente para não perder relevância e oportunidade de vendas.
É nesse ponto que ferramentas de marketing digital como o Facebook Ads e o Instagram Ads entram para auxiliar as marcas a vender de forma eficiente, oferecendo soluções de publicidade que encontram possíveis clientes antes mesmo de que eles tenham uma necessidade de compra.
Isso porque essas duas ferramentas anunciam nas redes sociais e as pessoas que estão navegando lá, normalmente estão se distraindo, se informando (daí o sucesso do marketing de conteúdo), e não forçosamente buscando produtos e serviços em um buscador.
No entanto, são os anúncios do seu plano de marketing que podem gerar o desejo de compra!
Ferramentas de marketing digital: o que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é uma plataforma de criação de anúncios pagos com múltiplas funções de publicidade. Nessa ferramenta, você consegue anunciar de forma simples, criar campanhas e monitorá-las.
O Facebook Ads funciona por meio de diferentes formatos de anúncio. São eles: o carrossel, a imagem ou vídeo único e a coleção.
Cada um desses formatos oferece uma experiência visual diferente e capaz de despertar no usuário a vontade de descobrir um produto ou marca.
Confira um modelo de anúncio abaixo, note que ele aparece com a indicação de patrocinado a fim de diferenciar de postagens comuns no feed do Facebook.
Esse anúncio é composto de um texto objetivo, uma imagem simples, informativa, humanizada e traz a logo da marca, porém o mais importante é que ela entrega um benefício que pode interessar ao leitor: aumentar a produtividade com um e-book gratuito.
Analisando o anúncio e suas imagens, é possível perceber que o público-alvo são profissionais, de ambos os sexos, que trabalham em uma empresa. E já que produtividade é um tema que interessa ao mundo corporativo, há altas chances de que esse material seja baixado, tornando o usuário um potencial comprador da marca.
Como usar o Facebook Ads?
Essa ferramenta de marketing digital oferece uma plataforma própria na qual as campanhas são configuradas.
Primeiramente, é necessário definir o objetivo do anúncio, isto é, o resultado a ser conquistado. Em seguida, o público deve ser definido, bem como o meio de veiculação (Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network ou todos).
Após esse processo, é preciso ainda definir o orçamento que você vai investir, escolher o formato e enviar ao leilão de anúncios. Essa operação encerra com a monitoria da campanha.
Resumindo, em 7 etapas você pode fazer o uso dessa ferramenta de marketing digital.
Apesar da configuração em apenas sete etapas, o sucesso dos anúncios depende sempre de uma visão estratégica e conhecimento sobre o negócio. Afinal, a relevância do Facebook Ads para uma marca depende tanto do segmento quanto do público.
Por exemplo, uma imobiliária que tenha entre as suas personas pessoas mais velhas encontrará, nesta ferramenta de marketing digital, uma excelente oportunidade. Isso porque, embora o Facebook tenha um público diverso atualmente, essa faixa populacional ocupa uma quantidade importante de audiência.
Outro ponto central sobre o Facebook Ads é o sistema de leilões. Esse método significa que, após você disponibilizar o anúncio, a plataforma vai escolher grupos para os quais é melhor exibir o anúncio em determinado momento.
Uma campanha tem melhores chances de ganhar um leilão e ser exibida se o anúncio tiver qualidade visual e informacional, se o lance for um dos maiores e se houver mais chances de que o objetivo seja alcançado.
Dica: isca de cliques e isca de engajamento não melhoram o desempenho do anúncio. |
Ferramentas de marketing digital: o que é o Instagram Ads?
O Instagram Ads, como o nome já indica, também é uma plataforma para publicidade em rede social. Assim como no Facebook, os anúncios podem aparecer no feed regular ou nos stories.
Os formatos de anúncios do Instagram Ads são:
É possível comprar/configurar anúncios do Instagram Ads por meio do aplicativo, no gerenciador de anúncios do Facebook ou com os Partners, empresas terceirizadas autorizadas. No entanto, é necessário que a sua conta nessa rede social seja do tipo Business, categoria para empresas.
Assim como na outra ferramenta de marketing digital mencionada acima, é possível delimitar o seu público-alvo com filtros de localização, interesse, dados demográficos, comportamentos etc.
No ano passado, o Instagram teve um crescimento de 4,4%, representando 38 milhões de usuários novos, o que é um número excelente quando pensamos em audiência.
⅓ dos usuários compram diretamente do Instagram Ads.Fonte: Forbes.com. EUA, 2019 |
O Facebook Ads e o Instagram Ads são excelentes ferramentas de marketing digital não apenas para vendas de produtos e serviços diretamente, mas também para promover landing pages que capturam endereços para e-mail marketing, divulgação de site ou blog e muitos outros objetivos interessantes para um negócio.
O curso de Pós-graduação em Marketing Digital: diferencial competitivo
Neste momento em que vivemos tão conectados, muita gente acha que entende muito sobre ferramentas de marketing digital, sejam elas gratuitas ou pagas.
A verdade é que o mercado digital avança para um nível de maturação e complexidade em que os resultados, em especial os de vendas, pedem muita expertise, olhar estratégico e ações baseadas em dados.
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