O conhecimento aplicado à ascensão profissional. Entenda
2 minutos de leitura

O conhecimento aplicado à ascensão profissional

O mercado de trabalho não oferece mais espaço para o amadorismo. Hoje em dia, portar um diploma de curso superior é apenas o primeiro passo dado rumo à ascensão profissional. A experiência adquirida no exercício da profissão, está sendo, cada vez mais, somada à constante capacitação profissional. Por isso, é sempre importante estar atento e em busca de conhecimento

Dados apurados pela empresa Catho – especializada em recrutamento – mostram que os profissionais sêniors passam a ganhar até 20% a mais quando concluem uma nova formação acadêmica, como especialização, mestrado, entre outras. Já os profissionais em nível intermediário apresentam em média 33% de ganhos salariais ao concluírem uma nova etapa de formação profissional.

Acompanhe a seguir as possibilidades de potencializar o seu currículo, ampliar sua forma de atuação nas corporações, e galgar novas posições e retornos financeiros compensatórios:

Formas de adquirir conhecimento:

Pós-Graduação Lato Sensu

Dentro dessa denominação encontramos as especializações e os MBAs, sigla para Master Business Administration. Apresentam duração mínima de 360 horas e conferem um certificado de especialista ao término.

Especialização

Curso com o objetivo de aprofundar tecnicamente na área do conhecimento. Focado em apresentar meios de aplicação prática de teorias e cases estudados. São cursos com foco em um aprimoramento específico em determinada área.

MBA

Capacita técnica e teoricamente o aluno, oferecendo um viés de gestão dentro da área estudada. Recomendado para quem busca galgar posições de comando dentro das organizações, pois oferece uma visão gerencial da área estudada. Cursos com aplicabilidade prática imediata.

Pós-Graduação Stricto Sensu

Modalidade de pós-graduação focada no aprofundamento teórico da área de atuação, rendendo ao término a redação de uma dissertação, no caso de Mestrado; ou a defesa de uma tese, no caso do doutorado. Muito procurado por profissionais que buscam somar ao exercício profissional, a experiência na docência.

Cursos In Company (Educação Corporativa)

Formato de capacitação adequada às particularidades de cada corporação. Quando oferecida por uma entidade de credibilidade, permite que seja desenhado um programa de ensino que foca nas principais necessidades evolutivas dos colaboradores da empresa, ao oferecer um ensino sob medida para o melhor desempenho dos profissionais.

Intercâmbio

Toda experiência internacional é sempre engrandecedora para o currículo, bem como para a bagagem cultural do profissional. No entanto, é recomendado que se busque incrementar essas experiências em instituições de ensino reconhecidas, sob pena de obter uma formação que não será condizente com a realidade do seu país de origem. Fique atento se o diploma concedido ao término é aceito pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, é preciso obter a convalidação do diploma em solo nacional.

Visitas guiadas

O Instituto de Pós Graduação e Graduação IPOG oferece um formato inovador de aquisição de conhecimento em solo estrangeiro, IPOG MUNDI. As visitas guiadas por renomados profissionais, que traçam valiosos roteiros para conduzir os alunos às referências mundiais em suas áreas de atuação. Todo o trajeto é conduzido e explicado em tempo real pelo guia professor, permitindo uma experiência única de aprendizagem no exterior, e uma troca constante de conhecimento enquanto se vê de perto o que há de inovador sendo proposto por outras nações, em sua área de atuação.

Ficou interessado em algumas das formas de adquirir conhecimento? Então invista em si mesmo e amplie seu potencial transformador na sociedade. Há caminhos que apenas são trilhados por meio da Educação. Escolha o seu próximo trajeto e nos permita contribuir com essa viagem pelo conhecimento e pela sua realização pessoal e profissional.

Que tal aprender umas dicas de como combater a procrastinação nos estudos?

Artigos relacionados

Gestão Educacional para professores é importante para a carreira? Quando falamos em gestão educacional, não nos referimos apenas à administração de uma instituição de ensino, como muitos imaginam. Falar sobre gestão educacional é bem mais amplo, pois considera processos, técnicas, pessoas. Já a administração educacional faz ...
Gamificação e seu poder de atração para as empresas Desde que foram criados, os jogos eletrônicos têm cativado a atenção de um grande público, independentemente da idade. Algumas pesquisas apontam que, semanalmente são gastos 3 bilhões de horas com atividades relacionadas a jogos. Diante desse cenário, a pergun...
Coaching Educacional: você conhece os benefícios? O Coaching tem como propósito melhorar, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, a performance das pessoas que recorrem a esse recurso. Afinal, existem diversas áreas da vida que requerem desenvolvimento e há também vários tipos de coachings como o Co...

Sobre Carlo Guizelini

Graduado em Administração de Empresas pela PUC GO, pós-graduado em Gestão de Marketing no Varejo, pós-graduado em Docência Universitária ambas pela Universidade Salgado de Oliveira. Trabalhou na área comercial do L´oreal Brasil entre 1990 e 1998. Atuou como gestor do curso de Administração, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Turismo e Tecnólogo e Negócios Imobiliários. Em 2009 assumiu a Diretoria Acadêmica da UNIVERSO Campus Goiânia. É professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Professor de pós-graduação do IPOG. Em 2015 assumiu a Diretoria de Graduação e Extensão do IPOG e atualmente é Diretor Acadêmico do Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG.