O sistema estrutural é uma das partes mais importantes da edificação. Assim, todos os aspectos referentes ao seu desenvolvimento merecem atenção plena para garantir precisão e segurança, impactando também o bom fluxo das etapas de uma obra.
Felizmente, para auxiliar engenheiros, arquitetos e demais stakeholders a atingir seus objetivos, a transformação tecnológica está sempre trazendo opções diferentes e cada dia mais completas em softwares para cálculo estrutural.
Diante de tantas opções, quais ferramentas escolher na elaboração de um projeto estrutural? Quais oferecem melhor documentação, orientam melhor sobre os processos e fornecem mais informações estratégicas? Como se especializar para os desafios desse universo?
Para responder a estas questões, elaboramos este artigo com uma lista dos programas mais conhecidos no mercado e uma superdica para se especializar e alcançar sucesso profissional.
Softwares para cálculo estrutural: por que é tão importante saber utilizar estes programas
Os projetos estão cada dia mais complexos, envolvendo múltiplas variáveis e se amparando na tecnologia em busca de melhores resultados, no menor tempo possível, e com menos custo.
Assim, ter domínio e conhecimento para a escolha dos softwares para cálculo estrutural, de acordo com a necessidade do projeto, auxilia a produtividade nos fluxos de trabalho, garante otimização de processos, de tempo e maior assertividade.
Imagine um professor que sabe exatamente quais livros são os mais adequados para o desenvolvimento de uma pesquisa: assim é o profissional com habilidades nesses programas, tem repertório de ferramentas e está apto a se adaptar a diferentes cenários.
Além disso, usar os softwares adequados para projetos estruturais também garante que as estruturas atendam a todas as normas de construção civil, eliminando assim multas e alterações dispendiosas, documentando e tendo acesso a informações úteis.
Quais são os melhores e mais populares softwares para cálculo estrutural?
Mesmo que a tecnologia esteja cada dia mais presente em todas as etapas da construção, é sempre válido ressaltar que nada supera a expertise do profissional. É o projetista quem lança os dados para o dimensionamento, interpreta os dados e faz ajustes para obter os desenhos e análises estruturais desejados.
Confira alguns dos mais conhecidos programas para cálculo estrutural:
Robot
Este programa de cálculos estruturais pertence à Autodesk, responsável pelo conhecido software de análise de estruturas e processos BIM Revit Architecture.
Embora com uma boa entrada de mercado, este software não vem com os parâmetros das normas regulatórias brasileiras, o que exige configuração antes do uso.
SAP2000 – Software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos
Certamente um dos mais conhecidos, já que surgiu há mais de 30 anos, este programa tem interface intuitiva, versátil e consistente para análises estruturais (Método dos Elementos Finitos).
Seu uso mais comum é em projetos de infraestrutura de obras, transporte e instalações de grande porte. Graças ao seu vasto conjunto de recursos e flexibilidade, é capaz de auxiliar a concepção e a análise de estruturas simples ou em 3D, de maiores portes e mais complexas.
TQS
Este programa é usado no cálculo estrutural de edificações em concreto protendido e armado, mas também em estruturas pré-moldadas.
Por meio de seu editor CAD, o profissional fornece as informações estruturais de pilares, lajes, vigas e fundações e estabelece as ações que incidirão sobre a estrutura (vento, sobrecargas etc.). A partir dos dados, o software calcula e fornece simulações.O software é destaque pelos seus recursos integradores, pela facilidade de interpretação e pelo fato de que atende às normas reguladoras nacionais, como a NBR 6118/2014.
Tekla Structures
Este é um programa com foco em projetos de construção e gestão de infraestrutura. Permite a criação de estruturas complexas (modelos 3D) e pode ser integrado a outras ferramentas de análise e design, bem como possibilita processos BIM associados ao fluxo de trabalho.
É utilizado principalmente para estruturas metálicas e em concreto armado, mas também é possível trabalhar com madeira e concreto pré-moldado.
Cypecad
As possibilidades que este software oferece são muitas. Ele realiza cálculo em concepções estruturais baseadas em concreto armado, protendido, pré-moldado e misto de concreto e aço.
Além da versatilidade de poder trabalhar com vários tipos de pilares, lajes e fundações, o programa é amplamente adotado pela clareza dos resultados e notificações em casos de inconformidade.
Eberick
Este software se destaca pelas múltiplas funções (modelagem, análise, dimensionamento etc.) em estruturas em concreto armado e até mesmo em estruturas mistas.
Possui um ambiente CAD, interface intuitiva e amigável. Contudo, o ponto central é o nível de detalhes: o modelo gerado pode ser visto no pórtico 3D, respeitando a geometria proposta e facilitando seu entendimento.
>> Veja também: BIM e a compatibilização de projetos: você já sabe tudo sobre essa ferramenta?
Além dos que figuram na nossa lista, merecem menção honrosa também o Cype/Metálicas 3D, para projeto de estruturas metálicas, e o MSCalc, que está disponível para Windows, Mac, Android e iOS.
Todos os softwares citados possuem versão gratuita, de testes ou demo on-line em seus respectivos sites oficiais ou de comercialização.
Conheça o MBA Projeto, Desempenho e Construção de Estrutura e Fundações do IPOG
Ter domínio sobre os melhores softwares para cálculo estrutural do mercado é apenas um dos vários desafios que engenheiros precisam enfrentar na rotina de trabalho.
Para adquirir confiança, ser capaz de implementar as melhores práticas, adotar as melhores ferramentas e avançar na carreira, é preciso aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e na experiência laboral para o próximo nível: a pós-graduação.
Pensando nisso, o IPOG, instituição que tem anos de experiência na formação em nível superior com o máximo de qualidade para a realidade do mercado de trabalho, criou o MBA Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações.
São várias disciplinas que contemplam o conhecimento na área de softwares para para cálculo estrutural, a exemplo de Dimensionamento e Projeto de Estruturas de Concreto por meio de Software.
É uma formação completa, orientada em quatro pilares: concepção/modelagem, dimensionamento, projeto e execução.
Se você deseja agregar vantagem competitiva ao seu perfil profissional e aos projetos que desenvolve com um curso de pós-graduação, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes!
Gostou deste artigo sobre softwares para cálculo estrutural? Descubra mais 4 títulos que podem interessar:
- Engenharia Ferroviária e Metroviária: novas atuações do mercado de trabalho
- A importância de uma Pós-graduação na carreira profissional
- Software para projeto de iluminação: saiba escolher o melhor para seu planejamento
- 7 ferramentas que vão mudar a vida dos Engenheiros
IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!