Certificação Green Belt pode melhorar os resultados da sua empresa. Saiba como
2 minutos de leitura

Saiba como a Certificação Green Belt pode melhorar os resultados da sua empresa

Em tempos de crise, poupar e economizar viram regras em uma organização. Contudo, nem sempre diminuir gastos significa reduzir a qualidade de um produto ou prestação de serviço. Se você ainda não está convencido disto ou quer saber mais, continue lendo este post porque a Certificação Green Belt poderá até mesmo fazer com que o desempenho da sua empresa melhore.

Afinal, o que a Certificação Green Belt?

O coordenador do Curso de Curta Duração Certificação Green Belt Lean Six Sigma do IPOG, Leandro Valim, explica que a ferramenta é indispensável para profissionais que almejam continuar atuando nos processos empresariais.

Dentre as habilidades alcançadas estão a realização de projetos mais ágeis e usualmente com prazos mais curtos.

Além disso, os profissionais terão a expertise de otimizar processos e combater desperdícios aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos produtos e projetos.

3 vantagens do Green Belt

O professor garante que as vantagens da certificação são diversas, contudo ele destaca três principais:

  • Retorno Financeiro
  • Captação
  • Fidelização de clientes

Ele explica que com a metodologia o retorno financeiro deverá se perpetuar ao longo da empresa.

Onde a metodologia poderá ser aplicada

O especialista conta que o Green Belt pode ser utilizado em todos os processos, seja na área de Recursos Humanos (RH), indústrias, hospitais, serviços comerciais e tudo aquilo que enxergamos como um sistema com variáveis de entrada e de saída que precisam ser otimizados.

Na prática, foi no segmento industrial onde surgiu essas ferramentas tanto o Lean Enterprise quanto o Six Sigma devido a quantidade de retrabalhos, reserviços e refugo de produtos.

“O objetivo do Green Belt é minimizar esses reprocessos e retrabalho a fim de melhor a qualidade dos produtos”.

Para a empresa adotar o padrão Green Belt, é necessário primeiramente ter uma estratégia, profissionais capacitados nessa área e alinhar ao planejamento estratégico, para fazer com que essas ferramentas cheguem de fato ao chão de fábrica. No segundo momento, as oportunidades vão ser traçadas e identificadas para aplicação direta.

Como surgiu a ferramenta?

Como comentamos brevemente no tópico anterior, o Green Belt surgiu no mercado industrial para diminuir desperdícios como, por exemplo, estoques elevados, tempo de preparação para a set up, fabricação de máquinas para produtos, entre outros.

O Lean Six Sigma surgiu no sistema Toyota de produção no Japão na década de 60 e depois se tornou o Lean Manufector nos Estados Unidos e hoje é o Lean Enterprise.

O Six Sigma nasceu com a General Electric, conhecida como GE e Motorola. Atualmente, muitas empresas têm trabalhado no padrão Word Class Enterprise buscando o uso dessas ferramentas.

O Coordenador pontua que várias organizações usam o padrão Green Belt como Toyota, Motorola, Ford, Motor Company, Monsanto e Unilever.

Artigos relacionados

3 Dicas preciosas para um empreendedor de sucesso Empreender é organizar e gerenciar com a finalidade de obter resultados positivos. Mas, para que isso seja colocado em prática é preciso, antes de tudo, ter e alimentar o espírito empreendedor, hoje caracterizado pela inovação, que ganhou ainda mais projeção d...
Como um gestor de negócios pode impulsionar sua carreira? Um gestor de negócio nem sempre está disposto a colocar sua capacidade e energia nas coisas que realmente importam. Em boa medida, são engolidos pela rotina do dia-dia, dos prazos para cumprirem compromissos e isso lhes rouba tempo precioso para pensar novos r...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br