Com o coronavírus e o isolamento social, as empresas foram atingidas em maior ou menor grau, e a maioria dos processos internos foi alterada de forma brusca, com prejuízos diversos, tornando-se um desafio para a gestão empresarial.
Enquanto a reabertura da economia vai acontecendo aos poucos numa escala global, muitos profissionais passam a buscar formações como os cursos de MBA em Gestão de Processos, cientes de que o mercado só vai investir em quem é capaz de trazer inovação e melhores práticas de gerenciamento.
Afinal, a crise causada pela COVID-19 está deixando legados, como o home office e a aceleração da transformação digital; assim, todos esses aspectos e processos precisarão ser reavaliados, reinventados ou mesmo descartados com muita estratégia.
Pensando no futuro, mas considerando os desafios que já se desenham no presente, elaboramos este artigo para quem quer saber mais sobre o MBA em Gestão de Projetos.
Boa leitura!
Processos organizacionais: MBA em Gestão para um cenário de mudanças
O que muitos profissionais têm buscado nos cursos de Pós-graduação em gestão é o desenvolvimento de um perfil profissional que seja capaz de “gerar mais e melhores resultados com menos custo”. Isso só é possível com um lastro de conhecimento e ferramentas fornecido por uma capacitação de nível superior.
Os processos organizacionais atravessam tudo, da cultura aos recursos humanos, da área comercial ao produto ou serviço que chega para o cliente. Portanto, para alcançar mais eficiência e geração de valor, é preciso ter uma visão clara e sistêmica dos processos, ter controle sobre eles e integrá-los.
A expectativa a partir de agora é que tanto as grandes empresas quanto as pequenas e médias sintam a necessidade de se adaptar de forma mais organizada e assertiva, investindo e gerenciando para otimizar e baratear os processos.
Dessa maneira, a redução de custos não é um fim em si mesmo, mas um ciclo positivo na gestão de negócios, em que se busca meios de financiar investimentos vitais para a sobrevivência das empresas no ambiente 4.0.
As marcas têm diante de si novas rotinas, novos comportamentos e expectativas dos clientes e um mercado que não será mais o mesmo. Assim, um MBA em Gestão de Processos auxilia o profissional a ter capacidade de implementar soluções que possibilitem resposta ágil e vantagem competitiva.
Ao ser capaz de identificar oportunidades de melhoria, o gestor entrega processos enxutos, alinhados aos objetivos de negócio, com mais clareza para os times, o que impacta a performance.
Por que o MBA em Gestão de Processos é um diferencial?
Na virada do milênio, o Business Process Management (BPM) enquanto disciplina de gestão começou a ser adotado nas empresas preocupadas em otimizar suas operações, acompanhando também o curso das transformações tecnológicas. BPM é também o termo utilizado para os softwares e as plataformas orientados por este conceito.
Dessa maneira, a logística, a área de vendas e marketing etc. foram gradativamente ganhando processos redesenhados, documentados e monitorados visando à melhoria contínua. Consequentemente, a demanda por profissionais especializados para área também cresceu.
Atualmente, os negócios que não prestam atenção no gerenciamento de seus processos e projetos ficam muito vulneráveis, perdem oportunidades de negócio, de agregar valor e de responder ao cliente no ritmo que ele precisa e tornam-se retardatárias em maturidade digital.
Assim, ao solidificar o currículo com uma Pós-graduação, o profissional atualiza seu conhecimento e se prepara para atuar em startups, empresas dos mais diversos portes e diferentes modelos de negócio.
MBA em Gestão de Processos e Projetos: foco duplo ou o melhor de dois mundos
Pensando em formar empresários e gestores mas também profissionais das áreas técnicas, como TI e Engenharia, para atuar em um cenário cada vez mais competitivo, o IPOG criou o MBA em Gestão de Projetos e Processos.
Essa formação visa instrumentar os estudantes para assegurar o ótimo desdobramento e a execução de estratégias por meio dos processos e projetos, sempre operando a partir de uma perspectiva integrada e com foco nos resultados.
Confira a grade curricular do MBA em Gestão de Processos do IPOG
1) Fundamentos de BPM e Gestão da Mudança (Transformação)
2) Modelagem Prática de Processos
3) Análise de Processos e Redesenho
4) Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
5) Gestão de Escopo e Cronograma
6) Gestão da Comunicação e Pessoas (Recursos), Negociação, Liderança e Administração de Conflitos
7) Gerenciamento de Riscos e Compliance
8) Gestão de Desempenho
9) Scrum e outras metodologias ágeis
10) Planejamento e Gestão Estratégica com BSC
11) Design Thinking
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
Como é possível observar, a formação curricular deste curso é completa, explorando e instrumentando para as diversas frentes da gestão de projetos e processos. É qualificação para duas vertentes centrais que amplia a visibilidade, a autoridade e as possibilidades de experiência profissional.
Além disso, essa formação está sendo oferecida por meio de aulas remotas em tempo real, modalidade perfeita para quem quer começar a estudar quanto antes.
Se você já tem um plano de carreira e considera que essa formação pode somar na sua trajetória, dê o primeiro passo! Fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus alunos!
Gostou deste artigo sobre MBA Gestão de Processos? Descubra mais 4 mais artigos que podem interessar:
- 5 questões polêmicas sobre a Pós-graduação a distância
- Culture code: uma chave para alavancar resultados nas empresas
- Mercado Internacional: uma oportunidade para profissionais especializados
- Gestão de Carreira e empreendedorismo: saiba como se preparar para gerir seu próprio negócio
IPOG – a instituição na qual sua carreira deslancha de verdade!
O último Censo da educação superior realizado pelo INEP e o último levantamento da ABED mostram que o ensino a distância já ganhou o coração e a confiança de milhões de estudantes. É uma tendência em crescimento.
O IPOG tem experiência sólida no ensino a distância, corpo docente com especialistas, mestres e doutores, polos presenciais equipados e bem localizados, além de estrutura pedagógica e tecnológica para assegurar a melhor experiência aos alunos. Tudo com foco no desenvolvimento humano e profissional.
Se você está considerando fazer uma Pós-graduação a distância, não deixe de conferir todos os diferenciais do IPOG antes de tomar uma decisão. Fale conosco para saber mais!