Você sabe quais são as 10 profissões em alta em 2018?
4 minutos de leitura
01 de fevereiro de 2018

10 profissões em alta em 2018. Confira!

O ano de 2018 promete ser de retomada na economia. Mesmo em passos lentos, o mercado volta a reaquecer. E as empresas anseiam por isso para retomar com a contratação de funcionários. Por isso, se você está por aí em busca de uma vaga de trabalho ou até mesmo procurando uma área para se especializar, é bom ficar de olho nas profissões em alta em 2018.

Destaque para áreas ligadas à Gestão de Pessoas, TI e Finanças. Quer saber mais? Então confira as dicas da coordenadora do MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan.

Profissões em alta em 2018

1) Analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Este profissional assessora gestores da empresa, a partir do RH, tanto no desenvolvimento de pessoas como no alcance dos indicadores e metas da organização. Ele também colabora nas avaliações de desempenho por competências e no mapeamento de profissionais de alta performance, por exemplo.

É um profissional de extrema importância nesse momento em que as empresas ainda operam com quadro reduzidos de colaboradores, mas precisam de alto rendimento. Não apenas atrair, mas principalmente, reter talentos é fundamental!

2) Analista de Remuneração

Não é à toa que esse profissional está entre as profissões em alta em 2018. Ele trabalha a remuneração como uma maneira de tornar a empresa mais competitiva. A remuneração é importante para que o indivíduo sinta-se reconhecido pelo seu esforço e dedicação, mas ao mesmo tempo, a empresa precisa ver o ganho de ter aquela pessoa em seu quadro de colaboradores.

A partir dessa relação ganha-ganha, é possível gerar ganhos concretos para a empresa. O Analista de Remuneração vai indicar como os dois lados podem sair satisfeitos. Ele implementa, a partir do perfil do profissional, maneiras de remunerá-lo e ter uma maior produtividade (remuneração fixa, variável, etc.).

3) Business Partner

Trata-se de um profissional de RH voltado para a estratégia da empresa e não para a execução, o que é uma tendência, segundo a coordenadora do MBA no IPOG. Segundo ela, esse profissional vai atuar cada vez mais com o olho fora do mercado agregando talentos, trazendo ações inovadoras pra gestão de pessoas e também, dando suporte para todas as áreas na execução da estratégia da empresa e dos colaboradores.

4) Diretor Financeiro ou CFO

É um profissional responsável por supervisionar as atividades e operações financeiras da empresa. No entanto, além do conhecimento técnico sobre finanças, também possui competências de gestão. A maioria destes profissionais têm formação e experiência em contabilidade ou finanças.

5) Controller

O Controller estava na lista de 2017 e continua sendo uma das profissões em alta em 2018. E não é pra menos. Chama atenção a capacidade desse profissional de extrair e consolidar informações relevantes, confiáveis e oportunas, gerando relatórios que vão auxiliar as tomada de decisões dos gestores de cada área da empresa, bem como para a diretoria da organização.

Este profissional também é conhecido como Gerente de Controladoria da empresa. E é responsável por garantir a execução dos recursos da empresa da forma mais rentável possível. Uma espécie de defensor dos interesses dos acionistas da companhia. Cabe ao controller ser a balança entre risco e remuneração de capital da empresa.

6) Analista de Investimentos

É o profissional que oferece suporte à àrea financeira da empresa. Faz análises, demonstrações financeiras e auxilia na tomada de decisão sobre qual o melhor investimento a se fazer. Também é muito importante em momentos de readequação, em que é preciso fazer mudanças e identificar melhores oportunidades de negócios.

7) Agente de Mudança Organizacional

O mundo está mudando e a empresa também precisa acompanhar essa evolução. Ter uma pessoa para estar atenta a essas mudanças é fundamental! O papel desse profissional será cuidar dos objetivos, processos para esses avanços aconteçam na organização. Por isso essa é uma das profissões em alta em 2018.

8) Gestor de Endomarketing

Para tornar o trabalho do Agente de Mudança Organizacional mais eficaz, a presença do gestor ou até mesmo do Analista de Endomarketing também é muito importante. Ele cuida para que os funcionários fiquem cientes do que está acontecendo, das mudanças, das estratégias, para que possam se engajar cada vez mais, realizando o papel que a empresa espera deles: trazer resultados. Ao mesmo tempo em que se sentem satisfeitos em fazer parte disso.

9) CIO

Também conhecido como Diretor de TI, esse profissional auxilia a empresa diante da transformação digital que vivemos. Ele dirige as atividades de tecnologia da informação. Acompanha o levantamento das necessidades dos usuários e direciona a empresa a ter uma boa performance no mundo da tecnologia da informação.

10) Conselheiro Executivo

Para encerrar a nossa lista de profissões em alta em 2018, tá aí uma boa oportunidade pra quem acha que não encontra mais espaço no mercado. Esse é um cargo para um profissional Sênior, que pode contribuir muito com a organização a partir da sua experiência, história, visão de mercado e, principalmente, do seu pensamento estratégico. Pessoas mais velhas podem ter preferência para essa função. Esse profissional define estratégias, e contribui para pensar também sobre a missão e visão da empresa.

E aí, se identificou com alguma das profissões em alta em 2018? Então aproveite as chances para se destacar no mercado. No próximo texto vamos falar sobre o perfil do profissional que tem maiores chances de se destacar no esse ano. Vamos juntos?


Artigos relacionados

Importância de se dominar a Supply Chain e aproveitar as oportunidades de mercado Na Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, é feita a análise desde a extração da matéria prima até a entrega do produto final ao consumidor. Todos os processos pelos quais aquela matéria prima passa estão previstos na cadeia de suprimentos, e no seu desenho lo...
ICMS: Você sabe o que é e como calcular? Os impostos no Brasil são algo que podem dar dor de cabeça a muita gente, não é mesmo? Hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre um dos principais tributos, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Esse é o tributo que incid...
Como um gestor de negócios pode impulsionar sua carreira? Um gestor de negócio nem sempre está disposto a colocar sua capacidade e energia nas coisas que realmente importam. Em boa medida, são engolidos pela rotina do dia-dia, dos prazos para cumprirem compromissos e isso lhes rouba tempo precioso para pensar novos r...

Sobre Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG

Comentários