Growth marketing nas empresas: o que é, quais as vantagens e por que se especializar
Você está capacitado para desenvolver estratégias de growth marketing e impactar o mercado?
Crescimento, inovação e resultados de qualidade são metas essenciais para qualquer negócio, mas, no mundo atual tão competitivo e digital, alcançar esses objetivos requer a busca e o desenvolvimento de novas estratégias, e é preciso expertise para chegar lá.
O chamado growth hacking, termo proposto pelo empresário americano Sean Ellis, tem sido a resposta mais eficaz para auxiliar as empresas a crescerem de forma acelerada no ambiente 4.0 e de transformação digital. Negócios estabelecidos e novos, empresas tradicionais e startups têm se beneficiado dessa abordagem.
O mercado pós-pandemia já se desenha com a reabertura das economias, e mais do que nunca a gestão empresarial com foco em crescimento vai investir em maturidade digital de ponta a ponta, estratégias de marketing inovadoras e profissionais capazes de conduzir a mudança como Sean Ellis nas startups.
Elaboramos este artigo pensando em auxiliar profissionais a entender melhor o growth marketing, suas diretrizes e como se especializar na área. Boa leitura!
O que é growth marketing?
Growth marketing ou marketing de crescimento é uma abordagem focada em possibilitar o crescimento exponencial e acelerado dos resultados de marketing e vendas de um negócio a partir da identificação de oportunidades e pontos-chave.
É muito comum a confusão entre os termos growth marketing e growth hacking, que são inadequadamente usados como sinônimos, o que é compreensível, dado que ambos estão relacionados com a gestão de negócios.
Em linhas gerais, o marketing de crescimento pode ser entendido como uma ramificação do growth hacking. Este último pode ser adotado nos processos de negócio como um todo. Com as brechas/hacks, é possível otimizar e escalar diversos aspectos de uma empresa.
O growth marketing está baseado nessa mentalidade do growth, que envolve o desenvolvimento de uma visão estratégica e planos de ação que são elaborados seguindo o seguinte ciclo:
levantamento de hipóteses/ideação -> validação das hipóteses/priorização -> experimentos/testes -> análise de resultados e ações
É nesse ciclo proposto no growth hacking que o marketing também se orienta, avalia resultados com métricas e inteligência de mercado, descobrindo oportunidades e formas inteligentes de crescer.
Nessa abordagem para o marketing, há sempre a eleição de KPIs norteadores, que são definidos segundo o que a empresa e o perfil do negócio entendem como crescimento, e toda a estratégia é desenvolvida com foco nesse sentido.
O funil em growth
Muitos profissionais consideram o marketing de crescimento uma evolução do inbound, mas, na prática, é uma mudança de mindset e foco, especialmente se pensarmos no funil da jornada do cliente e no relevo que se dá à retenção do consumidor.
Enquanto no marketing tradicional o funil é concebido nas conhecidas fases de descoberta, consideração, conversão, o funil do growth é mais abrangente. Vejamos:
1) Awareness: como os usuários conhecem/descobrem a sua marca.
2) Aquisição: refere-se à conversão, isto é, à fase em que as pessoas se convertem em leads.
3) Ativação: trata-se da criação de um momento “aha” do cliente com seu produto, também uma conversão em trial ou venda.
4) Retenção: para manter os clientes existentes ativos, a qualidade do produto e a satisfação são essenciais.
5) Recomendação: ações para que seus consumidores indiquem e tragam outros clientes.
6) Receita: conjunto de ações para gerar monetização recorrente, envolve compreender quais usuários/consumidores do seu produto estão no ponto de equilíbrio para a lucratividade e quais não estão.
A atenção maior do growth marketing está nas fases de awareness, aquisição, ativação e retenção.
O que faz o profissional de growth?
Quando Sean Ellis foi contratado como growth hacker em empresas como a Dropbox, sua função consistia em hackear oportunidades e estruturar o processo de crescimento para que os negócios tivessem:
- ações de marketing realmente inovadoras
- times de growth envolvendo alinhamento e diálogo de profissionais de diversos setores (TI, Marketing, Comercial etc.)
- otimizações orientadas por dados
O growth hacker do marketing é um profissional com uma visão mais aprofundada para fazer crescer o negócio. Não se trata em absoluto de se limitar apenas a vender, gerar e qualificar leads.
O perfil profissional aqui precisa ser altamente criativo, ágil, competitivo, estratégico e data driven. Além do estritamente teórico-prático na área de marketing, é crucial dominar:
- processos de negócios
- metodologia de design thinking/experimentação
- tecnologia
- business intelligence
- comportamento do cliente
A partir do alinhamento desses conhecimentos, é possível descobrir os hacks e gatilhos que realmente vão impactar as ações da empresa e o mercado.
Por que fazer growth marketing?
Negócios digitais, startups e empresas voltadas para a inovação têm muito a ganhar com a adoção do marketing de crescimento. Confira algumas vantagens:
Vários pontos de crescimento
Crescer da noite para o dia é raro, então o growth marketing torna possível encontrar vários pontos de melhorias reais que, unidas, vão contribuir para o crescimento efetivo e exponencial do negócio.
Experimentação
A cultura de experimentação permite rodar testes simultâneos, como os testes A/B, por exemplo, que geram dados importantes e soluções de melhor custo-benefício e auxiliam uma tomada de decisão mais ágil e assertiva, ou seja, é possível experimentar antes de adotar a estratégia de growth.
Aprendizado
No growth marketing, os equívocos são oportunidades de aprendizado, de acumulação de conhecimento e fomenta o pensar em novas formas de fazer melhor.
Por que se especializar para atuar na área de growth?
No âmbito do growth, é possível unir diversas táticas, porque, como dissemos, é muito mais uma mentalidade do que descartar práticas existentes. Assim, o marketing de conteúdo e outras práticas já conhecidas e eficazes podem ser trabalhados no plano de marketing de crescimento.
O grande desafio do profissional é estar capacitado para pensar fora da caixa, identificar oportunidades inexploradas, otimizar conversões, adotar ferramentas com assertividade e buscar meios de atingir as metas com os melhores processos, com menor custo, contribuindo para a escalabilidade e sustentabilidade do negócio.
Diante do desafio de fazer mais do que branding e redes sociais, de atuar mais no campo estratégico e da expertise, é preciso investir em especialização focada na elaboração desse perfil profissional diferenciado.
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