Se você é um profissional das áreas de comunicação, design, tecnologia e afins, deve ter percebido o crescimento exponencial de novas oportunidades para trabalhar com marketing.
Nesta era pós-google, a comunicação digital tem oferecido oportunidades de atuação em vários segmentos para o mercado de trabalho, como é o caso do marketing digital.
Produção de conteúdo, gestão de redes sociais digitais, SEO e mídia paga são algumas das possibilidades de atuação de um profissional de marketing digital.
Junto às crescentes demandas, o mercado tem estado cada vez mais exigente na busca de especialistas que possuam competências e habilidades para desenvolver uma atuação estratégica e conectada com os objetivos gerais do negócio.
Isso mesmo: só conhecer sobre marketing não é suficiente! O novo profissional precisa, além de ser um especialista em sua área, possuir conhecimentos transversais sobre negócios, gestão, pessoas, estratégias etc.
Quer saber quais habilidades você precisa ter para ser um profissional de marketing digital de destaque? Vem que a gente te conta!
Perfil do profissional de Marketing Digital
Existem algumas características inerentes a todo profissional de marketing digital, que são necessárias para uma atuação analítica e excepcional na rotina de trabalho.
Mas se por um acaso você não se identificar com alguma elas, não é preciso se desesperar: você pode começar a desenvolvê-las a partir de hoje.
Seja ávido por conhecimento
Se você está pensando em conseguir uma boa oportunidade na área de marketing digital, manter-se atualizado é imprescindível.
O profissional que deseja trabalhar com marketing digital precisa ter vínculo estreito com as diversas possibilidades que a internet proporciona.
As mudanças nesse campo são constantes (mesmo!): as alterações nas ferramentas, algoritmos e o surgimento de novas mídias acontecem em um volume muito alto e em pequenos espaços de tempo, de modo que, para agarrar novas oportunidades, você precisa ter sede por conhecimento.
Se você prefere uma área de atuação com conhecimentos mais engessados e não gosta muito de mudanças na sua forma de trabalhar, talvez essa não seja uma área para você.
Mas se você se identificou, não se esqueça: manter-se atualizado é, com certeza, o primeiro passo para estar alinhado com o que o mercado considera um excelente profissional de marketing digital.
Para isso, reservar tempo e dinheiro para a realização de cursos de marketing digital, leituras e participar de eventos são os primeiros passos para quem quer se destacar e não perder nenhuma oportunidade.
Faça pesquisas no Google, baixe novos aplicativos, siga personalidades da área, atente-se aos novos recursos das redes sociais digitais, participe de grupos de profissionais. Tudo é válido para não perder o time da novidade e, quem sabe, ter aquela ideia sensacional que pode garantir a sua promoção profissional.
Atuar com soluções digitais significa planejar e executar estratégias online para atrair novos negócios e fortalecer a sua marca, tudo isso pensando no seu público, utilizando propostas personalizadas.
Como você pode oferecer soluções de marketing digital sem conhecer o que há de novo disponível? Tudo que está ligado ao digital deve despertar sua curiosidade.
Desenvolva a criatividade
Esse é o momento em que muita gente pode duvidar de si mesmo.
Mas, muita hora nessa calma! De preferência, horas de estudo e de enriquecimento de repertório.
Criatividade não é um dom, é o resultado de exercício. Existem técnicas para estimular e desenvolver a criatividade e, assim, possibilitar que você olhe para problemas sob uma nova perspetiva.
O sociólogo e psicólogo inglês Graham Walla afirma que a criatividade passa por quatro fases:
- preparação: conhecimento acerca do tema;
- incubação: momento em que as ideias começam a ser formuladas na mente, inconscientemente;
- iluminação: quando a ideia realmente chega;
- verificação: o momento de checar a viabilidade, originalidade, eficiência e outros aspectos da ideia.
Dos quatro momentos, a etapa de preparação é a mais importante, por isso atenha-se a ela!
O principal esforço a ser feito nesse sentido é o de estudar. Como vimos, ideias não surgem sem conhecimento. Você dificilmente encontrará uma solução revolucionária de marketing digital se não tiver referência sobre o assunto. Portanto, esforce-se!
Outra dica é aumentar seu repertório cultural: assista a filmes, séries, visite novos lugares, exposições, teatros, etc. Manter o cérebro em contato com novidades é uma ótima técnica para estimular o seu lado criativo.
Agora que você conhece quais as principais características do profissional de marketing digital, quer saber quais são os conhecimentos que você deve dominar?
Quais conhecimentos o profissional de marketing deve dominar?
Sua gama de conhecimento precisa ser vasta para poder entender do início ao fim do processo de marketing online e poder atuar com eficiência dentro da sua área de concentração.
Não tem escapatória: você precisa ser especialista em uma das áreas de conhecimento do marketing digital e ainda saber se virar em segmentos correlatos. Esse último aspecto é, inclusive, um ponto de partida para quem deseja um cargo de gestão.
Os conhecimentos que precisam ser dominados pelo bom profissional de marketing digital são:
- Marketing de conteúdo;
- SEO;
- Redes sociais;
- Automação;
- Mídias Pagas;
- Métricas;
- Planejamento e estratégia;
- Gestão;
- Vendas.
Entenda agora quais as competências exigidas em cada área.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo engajar seu público com sua marca e aumentar sua rede de potenciais clientes a partir da produção de conteúdo relevante e valioso.
O novo profissional de marketing digital deve conhecer as técnicas e métodos para conseguir tal resultado, como por meio de post em blogs, sites e redes sociais.
SEO
Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas aplicadas a um site, interna e externamente, para que ele apareça melhor posicionado em mecanismos de busca da internet, como o Google. As técnicas são aplicadas para obter resultados organicamente, ou seja, sem quaisquer custos por anúncios.
O profissional de marketing digital que atua com essa estratégia tem o objetivo de possibilitar que o seu site seja encontrado pelo público certo, na hora certa e oferecendo a melhor experiência para o usuário.
Conseguir um bom posicionamento garante mais visibilidade e autoridade ao site, consequentemente, aumentando o tráfego (visitas), gerando mais leads e dando autoridade à marca.
O SEO é o coração de ações que envolvem marketing de conteúdo e inbound marketing, isso porque, o google escaneia todo conteúdo a fim de definir qual irá proporcionar as informações mais assertivas para o usuário.
Dessa forma, o papel do profissional que trabalha com SEO é essencial para o sucesso das estratégias digitais.
Redes sociais
As redes sociais digitais têm o potencial de atrair o público e estimulá-lo a interagir com os leads.
Por isso, conhecer as principais plataformas e o funcionamento de cada uma delas é importantíssimo para a estratégia de marketing digital.
É responsabilidade do profissional que atua nesta área, entender as métricas desses canais, possibilitando a otimização dos resultados.
Automação
Ao contrário do que muitos profissionais pensam, o e-mail marketing não morreu.
Ele é uma das estratégias utilizadas no marketing digital com o objetivo de garantir a manutenção da relação com o lead.
A automação de marketing, trata-se do processo de mandar mensagens programadas e bem segmentadas com fins informativos ou comerciais para uma lista de endereços fornecidos pelos usuários interessados no seu negócio.
É um canal de comunicação e pode ser utilizado para conduzir o lead através dos estágios do funil, fortalecer a sua marca, relacionar com o público, e o mais importante, gerar vendas.
Mídias Pagas
Uma das maneiras de atrair visitantes para o seu site ou para os seus conteúdos é por meio de anúncios pagos. O objetivo de realizar anúncios através de mídias pagas não é só gerar visibilidade, mas também potencializar as conversões em vendas.
Trabalhar com mídias pagas significa criar, gerenciar, mensurar e atualizar campanhas em plataformas como Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads, etc.
Por isso, o profissional que atua com mídia deve ter uma visão estratégica do negócio, assim como dos concorrentes, para compreender o que, como e quanto o mercado está investindo, e a partir daí, direcionar da melhor forma sua própria verba, visando a maximização dos resultados.
Métricas
Para ser um bom profissional de marketing digital você vai precisar gostar de números. Como na internet tudo pode ser mensurado, acompanhar de perto as métricas das suas campanhas permite que você otimize seus resultados.
Quem conhece os conceitos estatísticos pode fazer uma boa leitura de dados e conseguir verificar a eficiência das campanhas, podendo, assim, modificar a estratégia ou defender os investimentos em marketing.
Planejamento e Estratégia
O profissional e a estratégia de marketing digital precisam estar alinhados com a estratégia macro do negócio, a fim de alcançar os melhores resultados.
Acompanhar os processo da organização, retorno sobre investimento, faturamento, previsibilidade do crescimento do negócio, por exemplo, são quesitos necessários para alinhar o planejamento de marketing aos objetivos gerais da empresa.
Por isso, domine esses conceitos da administração para realizar um trabalho excepcional.
Poucos profissionais da área digital entendem realmente sobre o assunto. Por isso, dominar esses conceitos da administração vai, de fato, destacá-lo como um profissional excepcional.
Gestão
Um profissional que conhece sobre gestão consegue ter uma visão geral sobre negócios e propor diferentes soluções, tanto na área de marketing digital, quanto para fazer contribuições para as outras áreas do negócio.
Além disso, o conhecimento sobre gestão contribui para que você possa pleitear um cargo de liderança.
Vendas
Tão essencial quanto todos os outros conhecimentos, já que é ela que direciona a estratégia de marketing digital da empresa.
Conhecer o ciclo de vendas de uma marca e a jornada do cliente permite que você conduza assertivamente cada etapa da estratégia.
O profissional de excelência entende que marketing e vendas são um mesmo time, trabalhando com um único objetivo: vender!
Dessa forma, é fundamental que o profissional conheça o processo comercial, desde a entrada do lead pelo marketing, até o fechamento pelo time de vendas, ou seja, é necessário que os envolvidos tenham a clara noção de quais são os critérios de passagem do lead do funil de marketing para o funil de vendas, o que irá tornar o trabalho dos vendedores mais eficiente.
Como se tornar um profissional de marketing desejado pelas empresas
O segredo para ser um profissional de marketing digital valorizado é simples: especializar-se.
Adicione no currículo os conhecimentos adquiridos e apresente ao mercado as habilidades e competências conquistadas com empenho.
Para isso, você pode investir em cursos de extensão e especialização. A ideia é que você desenvolva conhecimentos transversais, mas que domine um segmento.
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