O estado pandêmico mundial causado pelo coronavírus tem deixado estragos por onde passa. Das milhões de vidas afetadas ao desenho de uma crise econômica que já dá sinais intensos, a COVID-19 é um desafio que pede cautela e ações estratégicas.
Somente no primeiro fim de semana após a indicação de isolamento social, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou uma queda de 16,7% nas vendas. Desde então, manter o caixa é uma luta diária para muitos empresários.
Nesse cenário, os gestores de negócios já estão correndo para se ajustar e conseguir sobreviver a este período de incertezas e mudanças. Com a previsão de recuo do PIB, o governo também está anunciando ações para conter os impactos negativos do coronavírus.
No entanto, nem tudo são notícias difíceis: especialistas já assinalam que o cenário pandêmico pode acabar antes do próximo semestre, se os governos e a população levarem a sério as ações de combate ao vírus.
Por isso, mais do que nunca, inteligência comercial é uma expertise que fará diferença. Confira mais sobre o tema e dicas para ter melhores resultados.
Gestão financeira e gestão comercial: aspectos importantes
Embora muitas empresas sejam abertas no Brasil todos os dias, muitos empreendedores, em especial os pequenos, nem sempre dominam a gestão comercial e o que ela envolve ou a importância da gestão financeira.
Esse cenário é um obstáculo em tempos de crise, porque é nesse momento que a gestão estratégica precisa entrar em jogo para identificar as oportunidades do mercado. Quem faz planejamento e busca adaptação é quem vai assegurar as vendas.
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A gestão dos recursos de uma empresa precisará estar mais conectada com a parte financeira e de tributos. Isso oferece uma visão ampla das possibilidades de ações, dos impactos que o negócio sofre e do que pode ser otimizado.
3 pontos vitais para a gestão comercial e financeira em tempos de crise:
Finanças
O governo anunciou o adiamento do pagamento do Simples Nacional, bem como a suspensão em março, abril e maio do depósito do FGTS, facilidade para obtenção de crédito e outras medidas benéficas para as empresas.
Nesse contexto, é preciso ter disciplina e fazer acompanhamento frequente da saúde financeira do negócio – faturamento, custos fixos, margem de lucro. Saber como organizar o financeiro de uma empresa é crucial.
Além disso, ter controle sobre os prazos das contas a pagar, o fluxo de caixa e as movimentações financeiras evitará pagamentos com juros.
Contrair novas dívidas e fazer investimentos requer muita cautela e análise dos impactos e retornos. Afinal, a tendência é cortar gastos.
Inteligência de mercado
O que a concorrência está fazendo? Como ajustar as estratégias de vendas do seu negócio? O posicionamento da sua empresa está adequado? Quais canais de distribuição são possíveis? Como fortalecer a sua praça?
Essas são questões que a gestão comercial inteligente deve ser capaz de responder. Afinal, quanto mais informação sobre um negócio, mais chances de agir e solidificar a sua marca.
Monitorar o desempenho do seu negócio e coletar dados sobre ele permite otimizar processos, antecipar cenários, conhecer melhor o consumidor, diferenciar o seu produto e vender mais.
Além disso, em épocas de crise, com inteligência comercial é possível identificar alianças produtivas. Afinal, ter uma rede de pessoas pensando soluções e formas de driblar a paralisação diante de tantas mudanças é vital.
Relacionamento
Estabelecer uma relação duradoura e fidelizar clientes já é um desafio diário conhecido. Com a movimentação de clientes em queda e os times em trabalho remoto, é preciso gerar valor a distância.
Quem tem inteligência comercial percebe que a digitalização forçada também apresenta oportunidades.
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A tecnologia oferece milhares de ferramentas à área comercial: o crescimento do e-commerce e a presença nas redes sociais para fortalecer a relação com as pessoas são caminhos a serem avaliados.
Em um momento de isolamento social é a flexibilidade e a capacidade de ser lembrado a distância que farão a diferença na arena competitiva.
Por fim, mantenha-se informado por canais oficiais para tomar decisões com mais assertividade. Além disso, abra canais de comunicação para manter seus clientes informados.
Até a próxima!