Ferramentas estratégicas de marketing: conheça as principais e suas funcionalidades
Saber eleger e dominar ferramentas estratégicas de marketing é uma competência tão essencial quanto o desenho do planejamento em si. Afinal, esse aspecto pode agregar inteligência às táticas estabelecidas, assegurar melhores fontes de dados e impactar positivamente os resultados.
O mundo atual, caracterizado por grande dinâmica nos mercados, e as crises, como a recente associada à pandemia do coronavírus, têm empurrado continuamente a gestão de negócios rumo à reinvenção e à reorganização. Afinal, é fato que muitas empresas que não se preparam e se adaptam acabam falindo.
Contudo, os gestores parecem estar cada dia mais cientes da necessidade de mudanças: um recente estudo do Sebrae mostrou que mais de 60% dos pequenos empresários desejam investir, especialmente em marketing e modernização, em 2021. Além disso, canais digitais como o WhatsApp já são centrais para as vendas.
Outra pesquisa sobre marketing, a “Impactos da covid-19 no Investimento de Mídia do Brasil”(Nielsen/IAB Brasil-Interactive Advertising Bureau), aponta que 45% dos empresários desejam elevar o investimento em anúncios digitais e 32% esperam reduzir o valor das mídias offline (TV, rádio e impresso).
Nesse cenário, as decisões e ações de uma gestão estratégica de marketing devem estar amparadas em instrumentos de qualidade, capazes de agregar valor em múltiplas frentes. Descubra as 11 melhores ferramentas estratégicas de marketing neste artigo. Boa leitura!
A importância das ferramentas do marketing para a gestão estratégica
Ao desenhar e executar uma estratégia de marketing, é fundamental saber de forma clara quais são os objetivos de negócio e de marketing, quem é o público-alvo, onde essas pessoas serão alcançadas, de que forma acontece a abordagem e como os resultados serão medidos.
Dessa maneira, para cada meta e frente do plano estratégico, algumas ferramentas são essenciais e agregam vantagens importantes. Por exemplo, em uma vertente multicanal, chats para atendimento a clientes podem ser integrados a um sistema de CRM.
Em linhas gerais, as ferramentas estratégicas de marketing são importantes porque otimizam várias tarefas e ainda:
- viabilizam otimizar e automatizar processos, gerando operações mais enxutas, ágeis, com melhor produtividade e mais tempo para focar em pontos cruciais da estratégia;
- facilitam a redução de custos, já que centralizam várias funcionalidades, liberando a necessidade de contratação de mais pessoal;
- podem ter módulos customizados e são muito integráveis, o que permite ajustes às necessidades do perfil da empresa enquanto facilita o fluxo de tarefas e a troca de informação entre setores e equipes;
- permitem análises estratégicas e refinadas, fornecem dados e trazem inteligência às ações de marketing. Por exemplo, ferramentas de vendas integradas em plataformas são capazes mostrar a jornada de conversão dos leads e sua qualificação.
11 ferramentas estratégicas de marketing
Confira uma lista com algumas das principais ferramentas de marketing que a gestão pode usar na estratégia.
1. Prisma de identidade de Kapferer
Assim como o Business Model Canvas e a análise SWOT, este instrumento ajuda a visualizar 6 elementos essenciais para o sucesso de uma marca: físico, personalidade, cultura, relacionamento, autoimagem e reflexão.
2. Asana
É uma plataforma para gestão de projetos intuitiva para times. Permite a visualização panorâmica e detalhada de etapas, atividades e cronograma. Com mais de cem integrações disponíveis, ela facilita a automação de atividades repetitivas. Ferramentas alternativas: Trello e Avaza.
3. RD Station
Ferramenta brasileira completa para a automação de marketing digital, oferece funcionalidades como criação de landing pages, e-mails marketing, análise SEO, segmentação e qualificação de contatos, CRM, vendas, análises omnichannel e inteligência de negócios (marketing BI). Outra opção nessa linha é o Hubspot.
4. SEMRush
Quando o assunto é marketing de conteúdo, esta ferramenta é uma excelente opção, pois oferece dados e insights sobre o site da sua marca, além de uma robusta solução em SEO, fazendo análise de mercado, anúncios de competidores etc. Duas alternativas a essa plataforma são o Ahrefs e o Buzzsumo.
Solução para entender a performance de estratégias de marketing em sites, blogs e e-commerces. É especialmente útil para entender o comportamento dos seus clientes: de onde partiu o tráfego até a página da marca, perfil da audiência, páginas e links mais vistos, taxa de rejeição etc. Veja também o SimilarWeb.
6. Google Search Console
Plataforma focada em analisar e fornecer dados sobre a performance de um site em termos de posicionamento nas pesquisas do Google. Para quem trabalha com inbound, o ranqueamento nos primeiros resultados é essencial; por isso, essa ferramenta mostra como chegar lá.
7. mLabs
Ferramenta para gerenciamento e automação de redes sociais. Facilita a edição, o agendamento e a publicação automática de anúncios e conteúdos variados em um ou mais perfis online. Fornece dados centralizados de desempenho, segmentados por canal etc. Outras opções são Hootsuite e Etus.
8. Unbounce
Graças a uma interface fácil de usar, o Unbounce permite que você construa rapidamente landing pages responsivas e funcionais. A ferramenta também se integra a uma série de diferentes plataformas e softwares CMS, como o WordPress.
9. Mail Chimp
Esta ferramenta atualmente tem vários módulos e funcionalidades para o marketing de negócios digitais. Contudo, ficou muito conhecida por oferecer opções robustas para criação e automação de e-mail.
10. Zapier
Esta solução tecnológica não é exclusiva para o marketing, mas com certeza sua estratégia pode se beneficiar, e muito, dela. O Zapier é um integrador de plataformas com centenas de opções disponíveis. Sem precisar de conhecimento programador, ele automatiza dezenas de ações dentro de uma plataforma ou entre várias.
11. Zoho
Para quem gosta de soluções centralizadas tipo all in one (tudo em um), a Zoho é uma plataforma completa, cheia de ferramentas de marketing e vendas, e também colaboração de equipes, gestão de projetos, atendimento ao cliente e business intelligence.
Com essas soluções, o gestor economiza tempo, tem mais produtividade, inovação, tomada de decisão orientada por dados e assertividade nas ações. O bom dessa lista é que a maior parte dessas ferramentas são gratuitas, outras ainda oferecem versão de teste e demo.
Especialização é caminho para expertise e diferencial no currículo
O mercado de trabalho, especialmente na era digital, está muito competitivo. A área tem atraído muitas pessoas, especialmente aquelas que têm proximidade com as redes sociais.
No entanto, gerir e fazer uso de ferramentas estratégicas de marketing é um processo muito mais amplo do que saber operar o Instagram e o Facebook. É preciso ter expertise e estratégia para articular os instrumentos corretos, integrá-los e saber extrair de cada um as funcionalidades, os dados e as vantagens para o negócio.
Para ter mais assertividade e um perfil profissional diferenciado, de destaque, muitos têm investido nos cursos de pós-graduação. Afinal, esse é um caminho para se atualizar e aprofundar os conhecimentos em diferentes áreas do marketing.
O IPOG, instituição com 20 anos de experiência, criou o MBA em Marketing Estratégico e a Formação em Marketing Digital de curta duração para quem deseja não apenas dominar as ferramentas disponíveis no mercado, mas também efetivamente entender sobre marketing e o desenvolvimento de planos, estratégias e ações inovadoras, geradoras de resultados de excelência.
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