7 ferramentas de logística para uma gestão inteligente
4 minutos de leitura

7 ferramentas de logística que ajudam a otimizar processos

Em uma era cada dia mais tecnológica e dinâmica, escolher ferramentas de logística que contribuam para a eficiência dos processos e otimizem a administração é um desafio. 

No ano de 2020, todas as indústrias e todos os segmentos de mercado foram afetados, em maior ou menor grau, pela pandemia. Nesse contexto, o mundo viu o crescimento do comércio eletrônico e a digitalização se impondo como diferencial e mesmo condição para sobrevivência.

O Magazine Luiza e a operação da Amazon no Brasil são dois exemplos de crescimento durante a pandemia do coronavírus, nos quais os processos logísticos receberam a devida atenção, mostrando mais uma vez como é fundamental fortalecer esse aspecto com um gerenciamento estratégico.

Investimento em operação omnichannel, mais centros de distribuição e sistemas de gestão modernos, além de maturidade para integrar offline e online, foram algumas das iniciativas mais emblemáticas para fazer frente às pressões do período.

Assim, diante da retomada gradual da economia já pautada por novas tendências, fica claro que montar uma estrutura de ferramentas de logística é o caminho para um negócio sustentável.

Contudo, qual ferramenta de logística escolher? Quais são os programas e sistemas essenciais? Confira a nossa lista para ajudar na escolha!  

1. ERP – Enterprise Resource Planning

O ERP trata-se de um sistema de gestão empresarial baseado em módulos focados em diferentes áreas de um negócio (produção, vendas, finanças, estoque, recursos humanos etc.). Em linhas gerais, funciona como um banco de dados concentrando e integrando todas as informações, para subsidiar as decisões administrativas.

Para escolher a melhor opção, é preciso considerar o perfil da empresa, sendo possível contratar soluções customizadas, com integrações e módulos específicos. Sistemas robustos, escaláveis, que possam acompanhar o crescimento e a complexidade dos processos da organização, são os melhores investimentos.

2. WMS – Warehouse Management System ou Sistema de Administração de Armazenagem

Otimização dos processos de recebimento, separação, armazenagem e expedição de produtos é o ponto central dessa ferramenta de logística.

Uma vasta gama de operações, como separação de itens, picking, impressão de etiqueta, endereçamento, geração de nota fiscal, shelf life etc., é gerida por essas soluções tecnológicas.

Além do monitoramento do inventário e de aspectos como produtividade e retrabalho, os WMS permitem organizar, planejar e simular cenários, apontar gargalos e sugerir melhorias, culminando em mais agilidade, eficiência e redução de custos.

3. Sistema de gestão de estoque

Essa é uma das ferramentas de logística mais essenciais à gestão de empresas, já que possibilita um controle mais inteligente da produção da organização e sua distribuição. Auxilia também na prevenção de falta de mercadoria, já que integra a produção e as vendas.

Esse sistema automatiza processos, integra-se a outros setores, fornece dados e registros sobre as operações no estoque, como as vendas, auxilia na previsão de reposição, antecipa períodos de alta demanda e pode realizar análises de custos de produção.

4. CRM – Customer Relationship Management

Na cadeia de processos logísticos, o CRM ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente é uma interface de contato entre o consumidor e a empresa. Esse sistema facilita a comunicação entre as partes, coleta dados dos perfil dos clientes, armazenando todas as interações, tornando-as informações úteis.

Essa ferramenta pode orientar a empresa quanto à melhor abordagem dos consumidores, antecipar-se e/ou automatizar ações para um melhor relacionamento, experiência e fidelização de clientes.

5. TMS – Transportation Management System ou Sistema de Gestão de Transporte

A movimentação de mercadorias é o foco dessa solução. Ela pode ser adquirida como parte do SCM (gerenciador da cadeia de suprimentos) e possibilita ações como planejar viagens com múltiplas paradas, organizar remessas para maximizar o espaço e planejar cargas fracionadas.

Conta ainda com rastreamento do inventário, permitindo identificação mais rápida de problemas, além de ferramentas colaborativas, integrando os participantes da cadeia na gestão de expedição.

6. Software de rastreamento de carga

Especialmente em cadeias muito grandes, com distribuição nacional e/ou global, dada a complexidade, é primordial dispor de um sistema de rastreio de carga e tecnologia de telemetria que possibilita informação e localização em tempo real.

Com esse sistema é possível programar alertas para quando o processo de entrega for finalizado, bem como obter projeções de entrega mais precisas.

Essa é também uma das ferramentas de logística que contribuem para a satisfação do cliente e dos stakeholders, já que o processo é acompanhado de forma cômoda e confiável.

7. Compliance e auditoria

Uma tendência crescente no mercado como ferramenta são os módulos voltados à compliance e à auditoria. Os consumidores estão cada vez mais interessados em saber como e onde os produtos são feitos, em aspectos como sustentabilidade e ética, por isso esse é um ponto de atenção dos fornecedores também.

Assim, várias soluções têm sido desenvolvidas com o objetivo de proporcionar mais transparência para as organizações, evitando riscos, especialmente em auditorias externas. Essas ferramentas também podem coletar e armazenar dados relacionados às políticas e regulamentações relevantes para o negócio.

E então, preparado para lançar mão dessas ferramentas e otimizar a logística da sua empresa para o momento 4.0?

Os benefícios e as vantagens de utilizar tecnologia com foco não apenas em melhoria contínua, mas também em mais estratégia e inovação, geram diferenciais competitivos importantes e agregam valor aos olhos dos clientes. O desafio é montar uma cesta de ferramentas que funcione de forma orgânica, eficaz e integral para o seu negócio.

Se está em busca de mais assertividade na estruturação de processos logísticos e deseja fortalecer o seu perfil profissional com um curso de pós-graduação nessa área, fale conosco, antes de tomar uma decisão. Descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes.

Gostou deste artigo sobre ferramentas de logística? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG conta com quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.

A satisfação do aluno construiu a marca, e prova disso é o índice de satisfação, que chega a 97,1% em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição diferem dos existentes no mercado e conduzem a instituição ao alcance máximo de status.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Energia fotovoltaica para construções: como definir a viabilidade econômica Os avanços tecnológicos e a maior produção de células solares e materiais semicondutores ajudaram a popularizar o uso da energia fotovoltaica em empreendimentos. Em 2015, por exemplo, foi produzido em todo o mundo 230 gigawatts (GW) de energia solar, um aument...
Domoterapia: a arte de curar ambientes ao longo da História O termo DOMOTERAPIA, deriva do Latim “DOMUS”, que significa Casa, Imóvel e da palavra Grega “THERAPEI”, que significa cura. ”DOMUS”’ era o nome dado às as casas particulares, onde moravam os cidadãos mais ricos no tempo do Império Romano. É uma das artes ma...
Como construir uma carreira de sucesso na Área Portuária? Você sabia que a indústria portuária brasileira é uma das áreas que prometem maior ascensão profissional nos próximos anos? Após os investimentos públicos e privados no setor aquaviário, os portos carecem de profissionais capacitados em gestão portuária e lo...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br