Desenvolvimento de Startups: 9 dicas para os primeiros passos
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Desenvolvimento de Startups: 9 dicas para os primeiros passos

Desenvolvimento de Startups
Leitura focada

Quem é dado a ideias empreendedoras, certamente já pensou em como funciona o desenvolvimento de startups. Esse tipo de negócio é cada vez mais comum ao redor do mundo, especialmente no setor tecnológico, e é atrativo tanto pelo dinamismo, quanto pelas rodadas de investimento e possibilidade de crescimento.

Próprias do âmbito da cultura de inovação e da transformação digital por qual atravessam os negócios ao longo das últimas décadas, as startups se erguem a partir de uma boa ideia e percorrem um trajeto comum, marcado por processos enxutos e focados na melhoria contínua.

Agora, com a pandemia, as startups também estão mostrando que são resilientes, capazes de manter alto poder de atração e atravessar momentos de forte crise. 

Segundo o relatório Inside Venture Capital Brasil, produzido pelo Distrito Dataminer, principal mapeamento do ecossistema de startups nacionais, de janeiro a agosto de 2020, o setor contabiliza 268 novos investimentos, que somam US$ 1,42 bilhão. Agosto registrou um volume de investimentos 44% superior ao de agosto de 2019.

Contudo, apesar das boas notícias no setor, muita gente ainda desconhece o que são essas empresas, como é feito o desenvolvimento de startups, as demandas de gestão e como se capacitar para ter sucesso profissional nesse campo. Assim, este artigo visa responder algumas dessas questões. Acompanhe!

O que é uma startup?

Uma startup é uma empresa temporária, baseada em uma ideia diferente e em um modelo de negócios repetível, escalável, operando em um cenário de riscos e incertezas.

O termo vem do inglês (start = começar) e popularizou-se no âmbito empresarial durante a chamada bolha da internet, momento em que houve forte alta das ações de várias empresas emergentes da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) baseadas na internet.

Netflix, Spotify, Facebook são alguns exemplos de empresas que começaram como startups. No Brasil, algumas das mais conhecidas são o Nubank , o Guiabolso, a Hotmart, a Opinion Box, o app 99 e o PagSeguro.

Que tipo de empresa é considerada startup?

O conceito de startup ainda é debatido no cenário de negócios. Para alguns, qualquer pequena empresa jovem caberia na definição, para outros as organizações com baixo custo de manutenção, mas que conseguem crescer rapidamente e há também o debate sobre empresas de capital aberto em bolsa.

No entanto, na maioria das vezes, quando se está falando em startups, o que se tem em mente é uma empresa cujo modelo de negócio é capaz de ser replicado, escalável, mas que guarda incerteza quanto ao seu funcionamento e sustentabilidade.

Inclusive, pesquisas no ecossistema nacional desse tipo de negócio indicam uma taxa de mortalidade alta já nos primeiros anos de funcionamento. As falhas no desenvolvimento de startups incluem não atender ao mercado consumidor, falta de dinheiro, planejamento financeiro e problemas com a equipe e sócios. 

Características básicas de uma startup

Escalabilidade e inovação são, talvez, as principais características dessas empresas. 

O primeiro aspecto refere-se ao crescimento acelerado, do negócio e da receita, enquanto os custos crescem lentamente, gerando riqueza. Já o segundo aspecto está ligado a tecnologia e operações inteligentes, mas também ideias inovadoras.

Além disso, as startups nascem com o foco em buscar capital, financiamento, enquanto as pequenas e médias empresas costumam já começar com algum dinheiro. 

Essas empresas inovadoras também não dependem de um produto 100% finalizado para entrar no mercado. Operam com uma metodologia de desenvolvimento enxuta que produz o mínimo produto viável, disponibiliza aos usuários e realiza melhorias contínuas para gerar valor.

Etapas de desenvolvimento de startups 

Criar uma startup demanda além de criatividade e maleabilidade na gestão de negócios, visão estratégica e inteligência competitiva.

Confira em linhas gerais o passo a passo:

  1. Criação ou Ideação
  2. Validação 
  3. Protótipo
  4. Evolução ou Operação
  5. Maturação ou Tração
  6. Autossustentação ou Scale-Up

Conheça a diferença entre incubadoras e aceleradoras

Existem organizações focadas no desenvolvimento de startups: as chamadas incubadoras e aceleradoras.

Incubadoras são empresas que ajudam a organização a escrever projetos para conseguir recursos de subvenção, oferecendo mentorias de profissionais locais e professores especializados nos assuntos estratégicos do negócio. Normalmente são entidades (ONGS, universidades) que desenvolvem esse papel.

As aceleradoras são formadas por empreendedores que também já foram investidos no mercado e, quando venderam suas empresas, resolveram apostar em novos negócios. Estas têm a intenção de acelerar o processo e preparar a startup para novas rodadas de investimentos, além de oferecer um networking com inúmeros profissionais e empresas grandes do mercado. 

Startup e empresa unicórnio: qual a relação?

Empresas unicórnios são startups que atingem o valor de mercado igual ou superior a US$ 1.000.000,00 (um bilhão de dólares). O termo foi criado pela investidora Aileen Lee, em referência a raridade da criatura mítica e da possibilidade de negócios alcançarem essa marca. Em novembro de 2020, foram catalogadas um total de 500 empresas unicórnios no mundo todo.

Modelo de negócios de startup

Cada fase do desenvolvimento de startups é um desafio no campo financeiro, por isso, ao elaborar o modelo de negócios, é necessário reunir dados, conhecer bem o produto ou serviço, o mercado, o cliente e como gerar receita para atrair investidores.

É crucial saber que modelo precisa delimitar como a solução única e capaz de ampliar a produtividade sem aumentar os custos na mesma medida.

Há diversos modelos de monetização:

  • venda direta ao cliente;
  • lead generation ou atração de clientes potenciais;
  • assinatura; e
  • o freemium (usuário tem acesso a apenas uma parte do produto/serviço).

O investidor da startup

As startups são empresas com “perfil investidor”, isto é, suas etapas e processos precisam ser financiadas ao longo do tempo e envolve assumir riscos. Há diversos tipos de investimento realizados nesses negócios. Confira alguns.

Investimento próprio (Bootstrapping)

O empreendedor investe recursos próprios na sua ideia e, posteriormente, pode buscar capital através de editais, investidores etc.

Investimento-anjo

O investidor-anjo é um terceiro, geralmente, empresários com experiência, sólido network, presença de mercado, capacidade de mentoria e recursos financeiros (smartmoney) que agregam valor ao negócio.

Desenvolvimento de startups

9 dicas para avançar no desenvolvimento da sua ideia em startup

Confira algumas dicas para dar os primeiros passos.

  1. Análise a sua ideia a partir de múltiplas perspectivas.
  2. Valide sua proposta na realidade do mercado, valorizando a experiência do usuário.
  3. Forme um time de alta performance em gestão, desenvolvimento, operacional e comercial.
  4. Organize um acordo de sócios claro.
  5. Utilize métricas para avaliar o desempenho em todas as frentes.
  6. Tenha agilidade na execução e controle dos processos de negócios.
  7. Crie uma cultura organizacional humanizada e baseada em inovação
  8. Sonhe alto.
  9. Invista na sua capacitação profissional (Pós, MBA, Especialização).

Especialize-se: a gestão de negócios e a relação com startups

Há diversos tipos de startups fintechs (finanças), lawtechs (jurídicas), health techs (saúde) e muitas outras, mas todas são empresas que requerem gestão estratégica e muita inteligência de mercado para garantir a sobrevivência e a competitividade.

Diante de tantas demandas, fortalecer o perfil profissional com um arsenal teórico-prático em gestão é o caminho para quem busca ser um empreendedor no universo das startups.

O IPOG é uma instituição com diversos cursos de especialização e MBAs na área de gestão de negócios, sejam eles digitais ou não. Se você tem interesse no investimento em uma pós-graduação de qualidade, antes de tomar uma decisão, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes!

Gostou deste artigo sobre desenvolvimento de startups? Confira mais três títulos que podem te interessar:

  • Gestão de Negócios Digitais: por que sua empresa precisa
  • Curso Gestão de projetos digitais: conheça o MBA Digital Strategy Leadership
  • Ferramentas de Marketing Digital para vendas: saiba como usá-las da melhor forma

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Sobre Paolo Petrelli

Administrador, Sócio e Head of Empathic Innovation na PontoGet Inovação. Professor de MBA em Negócios e Inovação. Foi Diretor de Projetos no Instituto Gyntec. Mentor, Consultor em Inovação para médias e grandes empresas. Criou um meio de pagamento online vendido para um grupo financeiro de seguros de SC e RJ em 2012, com participação de executivos renomados do mercado financeiro. Primeira pessoa a levar os temas Startups e Lean para Goiás em 2010. Fundador da comunidade StartupGO. Foi conselheiro do projeto de capacitação voltado para formação de Startups do SEBRAE-GO. Recebeu medalha de Honra ao Mérito Empreendedor em 2012, 2013 e 2014, 2016 e 2018 pelas ações realizadas no Estado de Goiás em prol do empreendedorismo. Coorganizou diversos eventos que promoveram a cena do Empreendedorismo Digital em Goiás, como a Feira do Empreendedor (SEBRAE-GO, 2012 e 2014) e o Startup Weekend (2012/2013/2014/2016). Foi Diretor de Fomento a Startups pela AJEGoiás. Foi Diretor de Empreendedorismo pela Comunidade Tecnológica de Goiás. Foi Gestor Regional pela Associação Brasileira de Startups (2012 a 2014). Cofundador da “Carro com Desconto”, que foi vencedora das competições Startup Weekend Goiânia (11/2012) e Startup Farm Campinas (12/2012), e classificado em 22º lugar na Global Startups Battle (2012). Mentor de 3 dos 5 projetos goianos aprovados pelo programa Startup Brasil e Seed. Ajudou diversos empreendedores a tirarem suas ideias da Gaveta. Autor do e-book “Como Tirar Sua Ideia da Gaveta” e “Eu já tive essa Ideia”.

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