A área comercial e a logística foram, durante muito tempo, tratadas como departamentos com pouca relação entre si, mas, aos poucos, a gestão de negócios inteligente compreendeu que a integração e o alinhamento de ambos gera melhores resultados.
Em um ambiente 4.0, mais do que nunca, existe uma interdependência entre os departamentos, já que a logística comercial é movimentada pelas vendas e estas satisfazem e fidelizam clientes com uma logística de qualidade, que entrega no prazo.
Com a pandemia do coronavírus, o e-commerce segue em curva de crescimento. Foi um aumento de 81% em abril, que muitos apontam como uma aceleração da transformação digital nas empresas.
Por essa razão, investir em uma logística comercial inteligente e estratégica, antenada com as novidades do mercado, cria vantagem competitiva e um diferencial importante para manter a carteira de clientes.
Mas como potencializar a logística comercial e a gestão de negócios? A concepção do omnichannel é um caminho. Afinal, esta tendência tem permitido empresas de produtos ou serviços se saírem melhor no cenário comercial contemporâneo.
Pensando nisso, neste artigo trazemos alguns insights sobre o tema que podem auxiliar você e seu negócio. Boa leitura!
Multicanal x Omnicanal: qual o caminho para uma logística comercial eficaz?
A importância da logística no comércio é notável e, embora o nível de maturidade digital dos negócios nacionais precise ser ampliado, a maior parte das empresas já opera com o multichannel, ou seja, por meio de sites, redes sociais, apps etc.
No entanto, tudo costuma ser muito separado. Falta uma logística integrada, estratégica e conexão entre os diferentes pontos de contato.
De forma mais simples, ter vários canais de relacionamento não implica que um negócio seja omnichannel. Para que isso aconteça, é preciso haver processos padronizados, uma experiência homogênea entre os diferentes canais e conhecimento sólido sobre os processos de negócio.
Mais do que isso, para que as operações de vendas possam ofertar uma experiência de compra única, mais interativa, deve haver mapeamento da jornada do consumidor, avaliando seu comportamento, suas preferências e o que tem sido obstáculo para a satisfação do cliente.
Afinal, os hábitos de consumo estão sempre mudando, os clientes atuais querem mais relacionamento com as marcas, estão mais bem informados e esperam agilidade nos processos comerciais. Por isso, a gestão empresarial precisa ter visão estratégica com seu planejamento logístico.
4 pontos essenciais para uma logística comercial mais eficaz
A gestão comercial precisa considerar que investir no omnichannel traz várias vantagens importantes para um negócio. Vejamos:
- Otimização do processo logístico
- Crescimento do potencial de vendas
- Melhora o relacionamento e a satisfação do cliente
- Branding mais forte
- Gestão mais centrada, tecnológica e inteligente
Esses são apenas alguns dos benefícios da adoção do omnicanal. Mas quais ações são importantes para uma logística comercial eficiente? Por onde começar, especialmente diante dos impactos do coronavírus em diversos setores?
Tecnologia
Assim como as ferramentas de business intelligence e big data são uma forte tendência para uma gestão no ambiente 4.0, na logística omnichannel tecnologia também é vital.
Múltiplos canais implicam múltiplas plataformas usadas no processo, por isso tecnologia integrada e base de dados unificada são importantes para dar apoio a outros setores e gerar insights para guiar a tomada de decisão.
Alguns dos recursos tecnológicos disponíveis são:
- ferramentas WMS (Warehouse Management System)
Permitem a gestão e a automação de vários processos logísticos de um centro de distribuição ou armazém.
- ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning)
Um sistema de gestão integrado que facilita a monitoração de vendas, pedidos de compras e dados sobre os setores de uma organização.
- software CRM (Customer Relationship Management)
Certamente, uma das tecnologias mais conhecidas nas operações comerciais.
Esse programa de gestão de relacionamento com os clientes está cada dia melhor, reunindo dados e histórico de interações com os clientes, em múltiplos canais (inclusive WhatsApp), integração ao marketing etc. Afinal, atendimento otimizado, personalizado on-line, é um ponto fundamental.
Gerenciamento de estoque
O gerenciamento do estoque precisa ser centralizado, possibilitando a automação de processos e permitindo uma visão global dos itens estocados, dos pedidos e preços e movimentações. Cada etapa deve ser atualizada para evitar falhas.
Gerenciamento de supply chain
On-line e off-line devem interagir com agilidade no omnichannel. Atualmente, os clientes buscam uma experiência cruzada e orgânica entre os diversos pontos de contato com as marcas, visitam Facebook, mas compram no site e retiram o produto na loja física.
Assim, a cadeia de suprimentos precisa de alinhamento e integração, pois uma gestão ineficaz pode afetar – e muito – o consumidor final.
Consistência das estratégias
Tudo o que foi mencionado até o momento depende de uma gestão de negócios com visão ampla para fundamentar um planejamento estratégico, tático e operacional.
São gestores qualificados que criam estratégias coesas e relevantes para seu público. Mais do que isso, eles são capazes de identificar pontos de melhoria e criar uma cultura de qualidade.
Ações como facilitação na troca de produtos, simplificação das entregas, controle em cada etapa de transporte, precificação coesa em todos os canais e planos de marketing relevantes em todas as plataformas fazem parte de uma logística comercial que busca gerar mais resultados pensando nos seus clientes.
MBA Gestão e Inteligência Comercial para uma logística comercial 4.0
Empresários, consultores, empreendedores, independente do segmento em que atuem, podem se beneficiar, e muito, ao investir em uma pós-graduação focada em gestão comercial no ambiente 4.0. Afinal, gerenciar com maestria é fundamental para a sobrevivência de um negócio.
E sobrevivência é um ponto ainda mais importante em tempos de crise e mudança constante de cenário.
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O curso visa ferramentar os alunos para gerenciar operações de vendas nesse novo cenário do digital, do e-commerce, do omnichannel e da automação inteligente que gera valor e resultados.
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