Pós-graduação em Comunicação: o caminho da empregabilidade
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Pós-graduação em Comunicação Digital: entenda por que se especializar nessa área irá aumentar seu nível de empregabilidade

Escolher uma especialização é uma tarefa difícil, principalmente quando se trata de uma Pós-Graduação em Comunicação, já que há várias possibilidades de cursos.

Em sua maioria, essas capacitações são ofertadas para os graduados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Relações Públicas, Marketing e outros. Por isso, o volume de especializações é tão grande quanto a amplitude do mercado.

Entre os tipos de pós-graduação na área de comunicação mais ofertados estão o de assessoria de imprensa, o de comunicação empresarial e o de comunicação digital, que contempla áreas como mídias digitais e redes sociais.

As oportunidades de trabalho estão ligadas às experiências de mercado e às novas modelagens que a era digital tem criado para a vida em sociedade, os hábitos, o consumo e a comunicação em geral, por isso, apostar na Comunicação Digital como especialização, por exemplo, pode ampliar seus horizontes profissionais.

Pensando em auxiliar na sua tomada de decisão sobre o passo adiante no seu plano de carreira, elaboramos este artigo com alguns insights importantes sobre a pós-graduação em comunicação do IPOG. Boa leitura!

Por que você deve se especializar em Comunicação Digital?

Com o passar dos anos, o advento da internet criou rupturas com a forma tradicional de comunicação e abriu caminhos para um novo conceito: a Comunicação Digital e as novas mídias.

O impacto gerado por essa nova forma de comunicação “planificou” o mundo, permitindo que os limites geográficos fossem ultrapassados e que as interações passassem a ocorrer em tempo real. Agora, com a chegada do 5G, esse universo digital vai passar por mais revoluções ainda e revelar novas possibilidades.

A verdade é que, a partir dessa novas configurações, o papel dos profissionais de comunicação também tem mudado: são novas demandas de um mercado que vive em constante ebulição.

O profissional dessa área precisa entender não apenas dos conceitos teóricos, mas ter um olhar analítico sobre processos, tecnologias e negócios.

Essas novas competências exigem do profissional de comunicação uma atuação estratégica, visando a maximização de resultados, a fim de atender um público cada vez mais dinâmico e meticuloso.

Para isso, quem deseja se destacar precisa buscar formas de especialização, seja por meio de uma pós-graduação em Comunicação ou MBA, workshops, curso de extensão, seja em cursos pontuais de curta duração para aumentar o potencial de empregabilidade e aproveitar as oportunidades oriundas dessas transformações.

Nesse contexto, uma Pós-Graduação em Comunicação Digital e Narrativas pode proporcionar muitas vantagens para o perfil profissional, alavancar sua carreira e ampliar seus horizontes, especialmente em um momento de ascensão de negócios digitais.

Vantagens da pós-graduação em Comunicação

  • Atualização sobre as novidades do mercado
  • Ampliação do conhecimento teórico e prático
  • Mais chances de ascensão profissional
  • Descoberta e exploração de novos segmentos
  • Fortalecimento do currículo
  • Assertividade para mudar de carreira e empreender
  • Tornar-se especialista em algo que você tem interesse

Pós-Graduação em Comunicação: vantagens no processo seletivo

Como a formação superior deixou de ser um diferencial na concorrência de mercado há algum tempo, muitos profissionais vêm investindo em cursos de especialização, seja em uma Pós-Graduação em Comunicação ou MBA na mesma área.

Além de dominar outros idiomas, o aperfeiçoamento em áreas específicas da graduação pode diferenciar um profissional do outro no momento do processo seletivo, e proporcionar mais chances de contratação, promoções, networking, estabilidade no emprego e o melhor: aumento salarial de até 118%.

Incrível, não é?

Segundo entrevista do Fernando Gaiofatto, gerente da Catho Educação, para o G1:

“As organizações estão em busca de profissionais cada vez mais completos, por isso, investir em educação é o primeiro passo para atingir os objetivos de carreira. O mercado sempre reconhece os profissionais mais bem qualificados”.

Ao concluir uma especialização, você se torna autoridade em uma área de atuação, o que, consequentemente, o direcionará para uma trilha de crescimento profissional mais estável e promissora.
Além disso, com a aceleração digital dos negócios e competitividade impulsionados pelo contexto da pandemia, o mercado está aquecido e em busca de profissionais atualizados, versáteis e com expertise nas melhores práticas.

Conheça o MBA em Comunicação Digital e Narrativas do IPOG

O cenário empresarial tem se transformado à medida que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem apresentando grandes mudanças.

Desse modo, as empresas atuam em múltiplos canais e mantêm o nível de qualidade e serviço em todos eles, para que seus ganhos não sejam comprometidos.

O MBA em Comunicação Digital e Narrativas é uma especialização voltada para a formação do profissional que deseja se capacitar com o objetivo de alinhar-se à comunicação das organizações nesse novo cenário.

O profissional aprenderá conceitos essenciais da Comunicação Digital, como:

Sociedade e Cultura Digital

Conceito desenvolvido por Pierre Lévy (1999) que remete ao conjunto de técnicas da comunicação, comportamento, modos de pensamento e atitudes, uma vez concebido pelo ambiente chamado ciberespaço em comunhão com a sociedade.

Comportamento do Consumidor e Netnografia

Estudar o comportamento do consumidor é analisar o estudo do quando, onde, como e por que as pessoas optam por comprar ou não um determinado produto. 

Nessa análise, estão combinadas as ciências da psicologia, sociologia, economia e antropologia.

Somado ao conhecimento da Netnografia, ramo que se compromete pela pesquisa do ambiente digital aliado ao crescente número de comunidades virtuais e perfis de usuário, influenciando o comportamento do novo consumidor.

Storytelling e Narrativa Transmídia

Transmídia é a forma como a marca gera experiência positiva em seus consumidores.

Esse é o termo utilizado por Henry Jenkins, no livro Cultura da Convergência, para definir o conjunto de canais em que um determinado conteúdo pode ser consumido.

Um bom exemplo disso são os jornais que exibem o mesmo conteúdo na TV, no impresso e no digital.

Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

No complexo ambiente contemporâneo, todo profissional precisa demonstrar um bom equilíbrio entre as competências cognitivas, técnicas e socioemocionais. 

Há pouco tempo, conhecer a si mesmo, aumentar a produtividade pessoal, saber trabalhar em equipe e conseguir lidar serenamente com as mudanças e pressões eram capacidades de uma minoria.

Agora, essas habilidades se tornam requisitos básicos de todo profissional que deseja entregar resultados de qualidade.

Gestão da Identidade de Marca e Branding

Gestão de identidade de marca e branding é uma área importante na administração das empresas.

É a partir dessas ações de planejamento que o negócio atingirá o objetivo declarado, ou seja, proximidade com o cliente, posicionamento, discurso, ideias, imagens e todos os elementos que auxiliam no estreitamento de laços entre o consumidor, gerando confiança.

Essas são apenas algumas das disciplinas oferecidas pelo curso. Confira aqui a grade completa.

Além de uma superformação curricular, esse curso de pós-graduação em comunicação dispõe de um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores, com ampla trajetória acadêmica e profissional, o que possibilita uma troca de conhecimento com mais expertise e forte apoio na realidade do mercado.

A coordenação desse curso fica a cargo da Prof.ª Valéria Guerra que, além de ser mestre em comunicação, tem mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, na área de Negócios e Tecnologia.

Essa capacitação em nível de pós-graduação também se diferencia pela abordagem inovadora que fomenta e alinha o desenvolvimento das potencialidades do aluno, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Modalidade remota

Além dos cursos nas modalidades presencial, blended-learning e EaD, o IPOG traz aos seus estudantes os cursos em formato remoto. Nesse modelo, a capacitação tem a mesma carga horária e o certificado igual aos outros, contudo as aulas são remotas e em tempo real.

Características e vantagens desse modelo:

  • Aulas ao vivo com horários fixos
  • Suporte em tempo real dos professores durante as aulas
  • Interação online com os colegas de turma
  • Avaliações e atividades conduzidas diretamente pelo professor (sem monitores)
  • comodidade para estudar de casa, do trabalho etc.
  • economia de tempo e dinheiro com deslocamentos
  • mesmos professores dos outros modelos, garantindo a qualidade de sempre

Tudo pronto para dar o próximo passo rumo ao sucesso profissional? Se você ficou com alguma dúvida sobre a Pós-Graduação em Comunicação Digital e Narrativas, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus alunos.

Gostou deste artigo? Confira mais três títulos que podem te interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG conta com quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.

A satisfação do aluno construiu a marca, e prova disso é o índice de satisfação, que chega a 97,1% em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição diferem dos existentes no mercado e conduzem a instituição ao alcance máximo de status.

Desse modo, não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações.

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Sobre Valéria Guerra

Paulistana, casada, Administradora de empresas formada pela FMU e mestre em Comunicação pela ANHEMBI MORUMBI. Possui 26 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais sempre na área de negócios e tecnologia. É palestrante e professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Marketing Digital, Branding Experience, Mídias Digitais, Administração, Ciências da Computação e Logística, das UAM, Universidade Metodista, IED, UNOESC, UNIB, FAZP, IPOG. Atualmente é Coordenadora do MBA Comunicação Empresarial & Gestão do Conteúdo Transmídia e do Curso Blended de Comunicação Digital e Narrativas do IPOG. Como Mobile 2U, consultoria especializada em soluções de Mobile Marketing e Marketing Digital. Foi conselheira do CRA-SP entre os anos de 1998-2002. É membro do Conselho Fiscal – 2017 – 2021 do Sindicato dos Administradores do Estado de São Paulo.