Como a pesquisa por voz pode potencializar suas estratégias de Marketing Digital
A era da busca por voz e a era do uso de assistentes digitais inauguraram uma nova modalidade na vida e na jornada de compra de milhões de consumidores mundo afora.
Essa inovadora forma de pesquisar e obter assistência para as atividades mais cotidianas representa um avanço na maturidade digital da população.
Mais do que isso, essa tendência tem demandado mais das marcas na elaboração de estratégias de Marketing Digital desenhadas de forma personalizada para a jornada de cada consumidor.
O consumidor contemporâneo obtém respostas rápidas e está cada dia mais exigente com a relevância do conteúdo que chega até ele e com a abordagem feita pelas marcas.
Para ter um claro exemplo sobre o assunto, separamos um trecho de uma das palestras mais empolgantes e impactantes sobre o Google Duplex, assistente inteligente da Google.
O Google Duplex funciona como os chatbots que estamos acostumados, porém utiliza recursos de voz para fazer ligações, agendar consultas ou simplesmente realizar uma reserva em um restaurante.
O mais impressionante desse assistente virtual é a capacidade de adaptação ao tom de voz e às “onomatopeias” que estamos habituados. A reprodução da voz do usuário é tão similar que fica difícil a distinção entre uma “ligação real feita por você e uma ligação fake”.
Confira o vídeo a seguir e compartilhe o que você pensa a respeito:
O que você achou? Supertecnológico ou bizarro?
De qualquer forma, nesse momento em que o uso tecnológico da voz começa a se instalar como uma forma efetiva de contratar produtos e serviços, as melhores estratégias de Marketing Digital precisam ser baseadas na compreensão de como a tecnologia molda a intenção de busca do público-alvo.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas sobre como criar uma boa estratégia de Marketing Digital para pesquisa por voz.
7 dicas essenciais para uma estratégia de Marketing Digital com foco em pesquisa por voz
Já em 2014 a Google indicava a tendência crescente na relação entre pesquisa de voz e Experiência do usuário quando lançou seu infográfico OMG! Mobile voice survey reveals teens love to talk.
Desde então, muita coisa avançou, os algoritmos estão mais sofisticados, o uso de inteligência artificial está mais refinado e produtos como a famosa Siri dos sistemas IOS ou o Google Assistant estão sendo utilizados por milhões de usuários.
No caso do Brasil, a tendência já dá sinais importantes. Em pesquisa anunciada em junho, a Google revelou que o Brasil está numa lista tríplice de mercados mais importantes nesse segmento.
Estratégias de Marketing Digital: cenário do uso de voz no Brasil
Mas, então, vale a pena considerar a pesquisa por voz na minha estratégia de marketing?
Provavelmente, sim! No entanto, é importante, antes de tudo, estudar qual o papel que a pesquisa por voz ocupa no segmento em questão, ser o mais realista possível sobre esse aspecto e, a partir dessa investigação, tomar decisões mais assertivas de otimização nesse sentido.
Vejamos 7 dicas essenciais em estratégias de Marketing Digital para quem deseja começar no segmento de pesquisa por voz.
Vamos lá?
1# Marketing de conteúdo
O Marketing de conteúdo segue firme e forte como linha a receber atenção na hora de montar uma estratégia de Marketing Digital para pesquisa por voz.
O conteúdo guia a era da informação e é, inevitavelmente, um de seus pilares centrais. A pesquisa por voz, apesar de suas especificidades, é baseada em intenção e busca por conteúdo para sanar uma necessidade, frequentemente uma dúvida.
Por isso, seja com blogs ou redes sociais, é preciso investir em conteúdo relevante, atraente e criativo.
O Google está, aos poucos, mudando de um motor de buscas para um motor de respostas, porém tudo ainda é conteúdo. Dessa maneira, uma boa estratégia de marketing digital deve focar em conteúdo conciso.
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2# Voice Search em estratégias de Marketing Digital: a tendência conversacional
Para desenhar boas estratégias de Marketing Digital orientadas à pesquisa por voz é preciso considerar o caráter fortemente conversacional desse segmento.
Em recente estudo, a Google notou que, nos últimos anos, tem crescido a tendência de os usuários usarem uma linguagem mais natural ao interagir em busca por voz.
Isso ocorre não apenas por conta da percepção de que a tecnologia está mais intuitiva e precisa, mas também porque os usuários estão buscando mais especificidade.
Por isso, é necessário criar conteúdo que inclua essas nuances mais acentuadas da linguagem humana. Otimizar os pontos de contato para essa tendência é essencial.
Inclusive, desde 2013 quando a Google fez a atualização Hummingbird no seu algoritmo, investimentos em Processamento de Linguagem Natural (ou PLN) têm sido realizados.
Dessa forma, artigos de blog ou legendas para as redes sociais que tragam o aspecto conversacional, em especial questões do seu público-alvo, são uma maneira de trazer algo em um tom mais dialógico para o seu conteúdo.
3# Pesquisa por voz no smartphone
Que o uso geral do smartphone segue crescendo já sabemos. No Brasil, o celular é o principal meio de acesso à internet, mas o que pode ser feito para o segmento de pesquisas por voz?
A primeira coisa é o SEO (Search Engine Optimization) para mobile. Com a atualização de velocidade do Google Mobile, ter um site otimizado AMP para celular não é mais uma opção, mas sim um item indispensável tanto para ranqueamento como para experiência do usuário.
Investir no SEO local também é fundamental, já que muitas das pesquisas por voz são realizadas para encontrar a localização de empresas próximas de onde estão consultando. Assim, negócios locais precisam investir nisso.
Se a busca por serviços locais é um ponto de contato importante, vale a pena investir em otimizar o perfil do Google Meu Negócio, por exemplo, disponibilizando informações completas e precisas.
4# Site otimizado com estruturação de dados
Especialistas têm indicado que a chamada estruturação de dados, também conhecida como a marcação schema, pode ser uma otimização importante no contexto de pesquisa por voz.
Ela não contribui para o ranqueamento propriamente, mas a correta organização dos metadados no código fonte de um site, em especial aqueles de negócios locais, permite fornecer ao algoritmo do Google, informações de contato, telefone etc. que facilitam a busca.
No entanto, essa é uma otimização mais avançada, deve ser feita com atenção e seu funcionamento depende de não haver bloqueamento das páginas por utilização de robots.txt.
5#Técnicas de Marketing Digital: simplicidade e concisão
As perguntas em linguagem conversacional implicam em palavras-chave mais longas, o que significa que essas keywords precisam aparecer no seu conteúdo em diversos momentos. Estamos saindo de uma busca simples de “calorias da manga ” para “quantas calorias tem uma manga rosa?” ou algo “como me aposentar com as novas regras”.
Essas palavras-chave com cinco ou mais termos são as chamadas long tails ou caudas longas, em livre tradução. Quando são frases, elas frequentemente revelam com maior precisão a intenção de busca do usuário.
Dito isso, se as perguntas são uma manifestação da linguagem mais natural, como se o usuário estivesse pedindo informação para uma pessoa, é preciso incluir no seu conteúdo respostas mais simples, concisas.
Um desafio, não é mesmo?
Isso tem um motivo: muitas vezes, as respostas das perguntas são lidas em voz alta, especialmente por assistentes e, além disso, frequentemente os usuários pesquisando por voz estão ocupados com outras atividades e não terão tempo de se engajar com longos parágrafos de texto lidos em voz alta.
6# Foco nas páginas FAQ e nos snippets
Segundo o site Backlinko, as FAQ (perguntas mais frequentes) costumam aparecer 1,7 mais vezes em resultados de pesquisa por voz.
A razão é bem simples, as FAQ são páginas cheias de perguntas que respondem às intenções dos usuários, logo, elas são ideais para oferecer respostas e são selecionadas por isso.
Por isso, otimizar essas páginas é fundamental para ter melhor desempenho e agregar na experiência do usuário.
Snippets
No que se refere aos snippets, eles representam 40,7% dos resultados das pesquisas por voz. Dessa forma, a famosa posição zero é algo que as estratégias de Marketing Digital não podem ignorar.
Além disso, há restrições significativas na exibição de resultados segundo o device utilizado pelo consumidor. Os assistentes Google Home e Alexa informam apenas uma resposta para as pesquisas realizadas, dessa forma, quem não está no snippet acaba sendo excluído.
7# Tecnologia e capacitação
Todas essas dicas podem ser levadas a cabo no seu plano de Marketing Digital baseado em voice search, mas é importante ressaltar que investir em capacitação é sempre necessário. Afinal, com a troca de conhecimentos os insights são ampliados e, sendo o professor um especialista, você dialoga com quem está antenado às tendências.
Dessa forma, um curso de Marketing Digital vai instrumentar os profissionais de forma robusta com técnicas para atuação na área.
Além disso, é super importante eleger as ferramentas certas para ajudar a tomada de decisões nas suas estratégias de Marketing Digital.
Nesse sentido, plataformas como o SEMrush, o Google Keyword Planner e o site Answer The Public são ferramentas úteis na medida em que permitem monitorar palavras-chave de um negócio e oferecem uma visão panorâmica de questões feitas pelas pessoas online.
Com base em dados, é possível antecipar a intenção dos consumidores e desenvolver estratégias de Marketing Digital mais refinadas, capazes de encontrar o usuário de forma mais eficiente.
Pesquisa de voz e comando de voz?
Embora o discurso sobre o uso de voz e tecnologia traga sempre dados interessantes, uma distinção importante não tem sido feita em boa parte dos artigos sobre o assunto.
A pesquisa por voz, ou seja, o uso de voz para buscar informação em navegadores e o comando por voz utilizado em aparelhos como o Alexa e o Google Home são coisas diferentes.
Perguntar ao Google qual é a temperatura em Campinas não é a mesma coisa que falar: Alexa, toque Gilberto Gil no Spotify.
Enquanto a pesquisa por voz tem um caráter mais amplo, o comando de voz tem um número mais limitado de ações que podem ser executadas.
Essa falta de distinção acaba trazendo uma certa imprecisão sobre o real status de uso de cada segmento da tecnologia orientada por voz. Por isso, é importante estar consciente de que voz e tecnologia em um celular e em um assistente como o Alexa tem usos diferentes.
Mesmo diante de um cenário em que a compreensão da voz humana já passa dos 90%, ainda temos um longo caminho a percorrer.
Prova disso é que se você já pesquisou por voz alguma vez já deve ter ficado impaciente repetindo algo ou o assistente entendeu e executou uma ação equivocada.
E então, pronto pra começar?
Há uma expectativa de que a pesquisa por voz se torne cada vez mais presente na vida das pessoas.
Além disso, está claro que a Google objetiva integrar ao máximo seus produtos e aparelhos se tornando uma espécie de assistente onipresente na vida das pessoas. Ficar de olho nessa tendência é crucial para o marketing online.
Os profissionais que já operam com as mudanças em curso são aqueles que saberão mais rapidamente se ajustar às novas demandas, demonstrando melhor performance e obtendo os melhores resultados.
Para saber mais sobre as estratégias de marketing digital, elencamos os seguintes artigos para você!
- Saiba como ser um excelente profissional de Marketing Digital e aumentar seu nível de empregabilidade
- Confira 3 razões para investir em um curso de Marketing Digital e como fazer uma boa escolha
- Por que é importante manter os princípios da comunicação no trabalho digital?
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