Gestão de Marketing: saiba por que se especializar

Com o cenário econômico em constante mudança e as profundas transformações no perfil do consumidor, a gestão de marketing nas empresas também precisou se readaptar para continuar gerando resultados.

Atualmente, diante do coronavírus e da medida de isolamento social, o mercado desacelerou, os hábitos de consumo mudaram e o e-commerce apresenta um crescimento significativo em diferentes segmentos: a expectativa é que essa tendência se mantenha

Dessa forma, não é sem motivo que a gestão de marketing nas organizações tenha diante de si um cenário mais complexo, que pede mais inteligência, agilidade e, sobretudo, assertividade na geração de valor e informação para o público-alvo.

O processo de vendas começa com o marketing, já que este é o setor que gera a demanda a ser processada pelo time de profissionais. Portanto, administrar os processos deste setor com eficiência é capaz de impactar positivamente toda a área comercial.

Neste artigo, discorremos sobre o que é a gestão de marketing, sua importância e como se especializar para alcançar sucesso profissional. Boa leitura!

O que é gestão de marketing?

Philip Kotler, em seu livro Administração de Marketing, define o gerenciamento de marketing como “a arte e a ciência da seleção de mercados-alvo e da atração, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente”. 

Na prática, a gestão de marketing tem como atividades a coleta e análise de dados do mercado, a fim de identificar e compreender as necessidades de seu público-alvo e alinhá-las aos objetivos de negócio, gerando demanda de vendas de produtos e serviços.

É função do marketing gerar e nutrir leads ao longo de sua jornada de compra e qualificá-los e encaminhá-los ao setor de vendas. 

Contudo, pelo fato de que tanto a administração de marketing quanto a de vendas incubem-se de criar oportunidades de negócios, há, frequentemente, descompasso e disputa entre os setores.

Dessa forma, uma tendência na gestão empresarial atual é de adotar o smarketing. O termo vem da junção de sales (vendas) e marketing, e seu propósito é estabelecer a integração e o alinhamento entre os dois campos.

Nessa ação, é criado um ciclo em que marketing e vendas ficam responsáveis por ações e etapas distintas, sem que haja sobreposição, melhorando a eficiência do processo de vendas como um todo.

Benefícios da gestão de marketing

A gestão de marketing, quando realizada de forma adequada, é um instrumento que pode funcionar como uma disciplina comercial em toda a organização, criando mercados e mesmo expandindo os já existentes.

No entanto, há muitas outras vantagens de estruturar uma boa gestão de marketing

  • Maior compreensão da concorrência, do mercado em que está inserido, do público-alvo, da jornada de compra e das necessidades do cliente
  • Estabelecimento de metas mais realistas e assertivas
  • Geração de vantagem competitiva
  • Otimização das estratégias para posicionamento, segmentação, jornada de compras e branding
  • Melhoria do processo de conversão e geração de leads mais qualificados
  • Criação de valor para os consumidores e para a marca
  • Desenvolvimento de um vínculo mais sólido com seus clientes, o que contribui para uma fidelização
  • Melhor organização do fluxo de trabalho, com mais clareza nas etapas e no escopo de ações para alcançar as metas definidas
  • Maior controle sobre os resultados, já que é possível mensurá-los, e analisar quais ações foram eficazes

4 dicas para uma boa gestão de marketing

1.Estabeleça metas realistas

É preciso ter inteligência de mercado, definir as necessidades dos consumidores e quais delas serão seu foco de atenção para criar objetivos realistas e definir os diferenciais que sua empresa pode ofertar.

2. Tenha um plano de marketing

Informação é a base para construir sua estratégia e planejamento geral. Esse documento guiará suas ações de marketing. É importante fazer uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes e suas fragilidades e planejar com assertividade.

3. Oriente-se por dados e métricas

Sabe a máxima de Edward Deming de que aquilo que não é medido não é gerenciado? Então, uma boa administração de marketing precisa se basear em dados e métricas que mensurem o sucesso das ações.

4. Invista em tecnologia

Ferramentas de business intelligence, automação e uma série de outras soluções podem facilitar a gestão de marketing, especialmente para quem deseja investir em marketing digital, inbound e redes sociais.


Por que se especializar para gerir?

Na área de marketingbastante competitividade, especialmente no âmbito digital, que, uma vez em alta, concentra ainda mais profissionais. Por essa razão, é preciso construir vantagens sobre a concorrência.

Agregar diferenciais na gestão de marketing certamente envolve ações em múltiplas frentes, muita versatilidade e conhecimento de estratégias e ferramentas de marketing e de gestão de negócios.

Dessa maneira, a capacitação profissional é um investimento que não apenas melhora o currículo, criando mais e melhores chances de empregabilidade, como agrega mais competências e conhecimento teórico-prático para gerir.

O IPOG, conhecida instituição de ensino superior no Brasil, oferece uma série de cursos de qualidade na área de gestão.

O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é uma capacitação sólida para profissionais que necessitam desenvolver visão estratégica e dominar as melhores práticas de mercado.

Neste curso de pós-graduação há um módulo dedicado à gestão de marketing, além das disciplinas de Gestão de Vendas e Negociação, Gestão de Negócios Digitais, Gestão do Relacionamento com Clientes, CRM e BI e Gestão Estratégica de Empresas

A jornada de aprendizagem por essas disciplinas e muitas outras que compõem a grade curricular desta formação eleva a capacidade gestora a outro nível.

Além disso, faz parte da metodologia a discussão de cases, que aproximam mais os estudantes da realidade do mercado.

Se você tem interesse nessa área e deseja expandir os horizontes da sua carreira, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG tem a oferecer!

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Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

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Neiva Maróstica: Graduada em Informática - Sistemas de Informação; MBA Executivo em Gestão Empresarial; Mestre em Administração, Educação e Comunicação; Doutorado em Administração na Flórida EUA. Sócia da Core Business Treinamentos e Core Business Solutions Consultoria; FUNDADORA DO SHARK MINDS e Shark Woman. Professora Universitária e de Pós Graduação; Coordenadora de Curso de Pós Graduação. Coautora do Livro Inteligencia de Mercado.