Com o cenário econômico em constante mudança e as profundas transformações no perfil do consumidor, a gestão de marketing nas empresas também precisou se readaptar para continuar gerando resultados.
Atualmente, diante do coronavírus e da medida de isolamento social, o mercado desacelerou, os hábitos de consumo mudaram e o e-commerce apresenta um crescimento significativo em diferentes segmentos: a expectativa é que essa tendência se mantenha.
Dessa forma, não é sem motivo que a gestão de marketing nas organizações tenha diante de si um cenário mais complexo, que pede mais inteligência, agilidade e, sobretudo, assertividade na geração de valor e informação para o público-alvo.
O processo de vendas começa com o marketing, já que este é o setor que gera a demanda a ser processada pelo time de profissionais. Portanto, administrar os processos deste setor com eficiência é capaz de impactar positivamente toda a área comercial.
Neste artigo, discorremos sobre o que é a gestão de marketing, sua importância e como se especializar para alcançar sucesso profissional. Boa leitura!
O que é gestão de marketing?
Philip Kotler, em seu livro Administração de Marketing, define o gerenciamento de marketing como “a arte e a ciência da seleção de mercados-alvo e da atração, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente”.
Na prática, a gestão de marketing tem como atividades a coleta e análise de dados do mercado, a fim de identificar e compreender as necessidades de seu público-alvo e alinhá-las aos objetivos de negócio, gerando demanda de vendas de produtos e serviços.
É função do marketing gerar e nutrir leads ao longo de sua jornada de compra e qualificá-los e encaminhá-los ao setor de vendas.
Contudo, pelo fato de que tanto a administração de marketing quanto a de vendas incubem-se de criar oportunidades de negócios, há, frequentemente, descompasso e disputa entre os setores.
Dessa forma, uma tendência na gestão empresarial atual é de adotar o smarketing. O termo vem da junção de sales (vendas) e marketing, e seu propósito é estabelecer a integração e o alinhamento entre os dois campos.
Nessa ação, é criado um ciclo em que marketing e vendas ficam responsáveis por ações e etapas distintas, sem que haja sobreposição, melhorando a eficiência do processo de vendas como um todo.
Benefícios da gestão de marketing
A gestão de marketing, quando realizada de forma adequada, é um instrumento que pode funcionar como uma disciplina comercial em toda a organização, criando mercados e mesmo expandindo os já existentes.
No entanto, há muitas outras vantagens de estruturar uma boa gestão de marketing.
- Maior compreensão da concorrência, do mercado em que está inserido, do público-alvo, da jornada de compra e das necessidades do cliente
- Estabelecimento de metas mais realistas e assertivas
- Geração de vantagem competitiva
- Otimização das estratégias para posicionamento, segmentação, jornada de compras e branding
- Melhoria do processo de conversão e geração de leads mais qualificados
- Criação de valor para os consumidores e para a marca
- Desenvolvimento de um vínculo mais sólido com seus clientes, o que contribui para uma fidelização
- Melhor organização do fluxo de trabalho, com mais clareza nas etapas e no escopo de ações para alcançar as metas definidas
- Maior controle sobre os resultados, já que é possível mensurá-los, e analisar quais ações foram eficazes
4 dicas para uma boa gestão de marketing
1.Estabeleça metas realistas
É preciso ter inteligência de mercado, definir as necessidades dos consumidores e quais delas serão seu foco de atenção para criar objetivos realistas e definir os diferenciais que sua empresa pode ofertar.
2. Tenha um plano de marketing
Informação é a base para construir sua estratégia e planejamento geral. Esse documento guiará suas ações de marketing. É importante fazer uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes e suas fragilidades e planejar com assertividade.
3. Oriente-se por dados e métricas
Sabe a máxima de Edward Deming de que aquilo que não é medido não é gerenciado? Então, uma boa administração de marketing precisa se basear em dados e métricas que mensurem o sucesso das ações.
4. Invista em tecnologia
Ferramentas de business intelligence, automação e uma série de outras soluções podem facilitar a gestão de marketing, especialmente para quem deseja investir em marketing digital, inbound e redes sociais.
Por que se especializar para gerir?
Na área de marketing há bastante competitividade, especialmente no âmbito digital, que, uma vez em alta, concentra ainda mais profissionais. Por essa razão, é preciso construir vantagens sobre a concorrência.
Agregar diferenciais na gestão de marketing certamente envolve ações em múltiplas frentes, muita versatilidade e conhecimento de estratégias e ferramentas de marketing e de gestão de negócios.
Dessa maneira, a capacitação profissional é um investimento que não apenas melhora o currículo, criando mais e melhores chances de empregabilidade, como agrega mais competências e conhecimento teórico-prático para gerir.
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O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é uma capacitação sólida para profissionais que necessitam desenvolver visão estratégica e dominar as melhores práticas de mercado.
Neste curso de pós-graduação há um módulo dedicado à gestão de marketing, além das disciplinas de Gestão de Vendas e Negociação, Gestão de Negócios Digitais, Gestão do Relacionamento com Clientes, CRM e BI e Gestão Estratégica de Empresas.
A jornada de aprendizagem por essas disciplinas e muitas outras que compõem a grade curricular desta formação eleva a capacidade gestora a outro nível.
Além disso, faz parte da metodologia a discussão de cases, que aproximam mais os estudantes da realidade do mercado.
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