A gestão de recursos humanos adquiriu, com o passar do tempo, um caráter multifacetado – aspecto que seguiu o curso das transformações nas empresas. Assim, cada dia mais o setor de RH ganha espaço, relevância e novas práticas.
A gestão empresarial tem entendido que as pessoas nas organizações são pilares essenciais para gerar e alavancar resultados, de modo que as lideranças estão progressivamente se envolvendo mais nesse ponto e buscando também formações, como MBAs em recursos humanos.
A equação pode ser resumida de forma bem simples, embora contenha muitas nuances. Se as pessoas estão satisfeitas e motivadas, a produtividade melhora, há mais comprometimento com os processos de negócio e todos saem ganhando.
No entanto, com a pandemia do coronavírus, o cenário global mudou bastante. São milhares de empresas com atividades suspensas ou encerradas e milhões de desempregados. Em muitos casos, as medidas de flexibilização dos direitos trabalhistas e os empréstimos foram a solução para manter os negócios.
Além dos efeitos econômicos, há também novas rotinas e comportamentos. Home office, novas tecnologias, isolamento social, uso de máscaras etc., tudo isso é um desafio novo para líderes de times e profissionais de RH.
De olho nisso e nos desafios que estão por vir no pós-pandemia, desenvolvemos este artigo comentando os benefícios e a necessidade de um MBA em Recursos Humanos. Boa leitura!
O novo normal na área de recursos humanos: o que buscam as empresas e o mercado
O perfil profissional do gestor almejado pelas empresas a partir deste momento é aquele que seja capaz de ter uma visão sistêmica e estratégica da gestão de pessoas, para equilibrar e extrair o melhor dos recursos humanos em cenários de mudança.
A expectativa é de que as empresas passem a operar com uma configuração mais enxuta, o que significa redução de custos e necessidade de processos seletivos e contratações mais assertivas e inteligentes também.
Além disso, com a aceleração da transformação digital nas organizações e a provável adoção frequente do home office, dada as suas vantagens econômicas e de comodidade, vai exigir que os colaboradores sejam desenvolvidos e alinhados.
O desenvolvimento de equipes de alta performance, com forte perfil de soft skills, já era foco de atenção antes e se mantém, porque há diante das empresas outro consumidor, com outras expectativas e comportamentos. Assim como o mercado, que também opera com outras referências.
Este é um momento que afetou bastante o bem-estar e a saúde mental das pessoas e isso certamente influenciou o mundo do trabalho. Dessa maneira, o profissional atuante na área de recursos humanos precisa fomentar também a qualidade de vida e a saúde do trabalhador.
Quando se fala em gestão mais humana, é aquela apta a acolher e coordenar diferentes perfis e necessidades, valorizando também o desenvolvimento profissional. Isso impacta na retenção de talentos.
Além disso, o RH de uma empresa precisa promover uma articulação eficiente entre a gestão e os times de colaboradores. Esse ponto é fundamental para encontrar soluções de forma mais ágil, garantir alinhamento e resultados de qualidade.
É diante desse contexto de muitas demandas que um MBA em Gestão de Recursos Humanos é um divisor de águas.
Uma organização pode ter as melhores estratégias, mas se a administração de recursos humanos é fraturada, todos os outros setores sofrem e os resultados não acontecem.
Assim, investir em um curso de pós-graduação nesse campo permite ao profissional atualizar e ampliar seus conhecimentos, desenvolver melhores práticas de gestão, solidificando o currículo, e se preparando para cenários desafiadores.
Afinal, as pessoas e empresas que estavam à frente em inovação e conhecimento puderam responder melhor e com maior agilidade à crise.
Com um MBA, curso mais focado no universo dos negócios, os profissionais poderão aprender a:
- estruturar e transmitir de forma eficaz os valores e a cultura organizacional de uma empresa;
- realizar um recrutamento e seleção inteligente;
- implementar a prática de treinamento que potencialize o desempenho;
- gerir pessoas em diferentes modelos de negócio; e
- lidar com a gestão de pessoas diante de adversidades.
MBA em Recursos Humanos para o ambiente 4.0
O IPOG, instituição de ensino superior com ampla trajetória na formação de profissionais para a área de gestão, desenvolveu um curso de pós-graduação em recursos humanos voltado para quem deseja se preparar, sair na frente e alcançar sucesso profissional.
O MBA em Recursos Humanos 4.0 foi projetado para instrumentar o estudante com conhecimento teórico-prático sólido que permitirá ao profissional ter ampla desenvoltura na gestão estratégica de pessoas e se adaptar a diferentes cenários.
Confira a grade curricular do curso!
- Gestão de Mudanças e Cultura nas organizações 4.0
- Business Partner: conectando estratégias, áreas e RH
- Métodos Ágeis de Gestão para o RH 4.0
- Estratégias Tecnológicas de Recrutamento e Seleção e o Employer Branding
- Modelos de Aprendizagem e Treinamentos 4.0: onboarding, lifelong learning, Universidades Corporativas
- Estratégias para Remuneração Variável e Competitiva
- Gestão de Performance: resultados, bem-estar do trabalhador e tendências
- People Analytics: KPIs, estratégias e tecnologia na tomada de decisão
- Comunicação Estratégica: Assertividade, Feedback e Gestão de Conflitos
- Liderança de Equipes de Alta Performance: Soft Skills & Coaching
- Neurociências Aplicada: Competências Emocionais e o Impacto do Trabalho Remoto/Home Office
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
Destaque para o conjunto de disciplinas focadas na gestão por competência, que trabalha com indicadores e visa avaliar, potencializar e alinhar o perfil comportamental e técnico dos colaboradores segundo a necessidade de uma organização.
Além de ser supercompleto, com carga horária acima do mercado, esta formação está sendo ofertada por meio de aulas remotas on-line, em tempo real. Ideal para quem deseja começar a estudar quanto antes sem sair de casa.
Se você deseja dar um upgrade na carreira e impactar o mercado com versatilidade e melhores práticas de gestão, fale conosco e conheça tudo o que o IPOG pode agregar na sua capacitação profissional.
Gostou deste texto sobre MBA em Recursos Humanos? Confira mais 3 artigos que separamos para você:
- MBA em Gestão de Pessoas para alavancar sua carreira
- A importância de uma Pós-graduação na carreira profissional
- Case Elevare: a trajetória de Renata Falco, ex-aluna IPOG que inovou no mercado de Recursos Humanos
IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado e por seus alunos, o IPOG fará total diferença no seu currículo.
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores mestres e doutores. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.