4 razões para cursar um MBA em Gestão de Negócios
4 minutos de leitura

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar o quanto antes

MBA em Gestão de Negócios

Gestão sempre foi um ponto de importância quando analisados os principais aspectos da taxa de sobrevivência de empresas no país. Com a pandemia de COVID-19, que mudou o curso da economia mundial e segue afetando empresários em diversos segmentos, esse ponto torna-se ainda mais vital.

Enquanto muitos profissionais da gestão empresarial veem o futuro do mercado ainda incerto, fica evidente que dominar as ferramentas e as melhores práticas de gestão será a saída para os empreendedores. Dessa forma, os profissionais que investirem na própria formação serão destaque.

É nesse cenário que um MBA em Gestão de Negócios entra como uma arma para os novos tempos. Afinal, esta crise atrelada ao coronavírus forçou muita gente a se reinventar, acelerou uma transformação digital e exigiu muito jogo de cintura com as finanças.

Quatro em cada dez negócios reportaram que a pandemia era a causa da suspensão temporária ou definitiva de suas atividades, segundo a Pesquisa Pulso Empresa, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As mais afetadas foram as empresas de pequeno porte.

Além disso, com o isolamento, muitos empreendedores buscaram auxílio no crédito bancário e apoiaram-se nas medidas provisórias que flexibilizaram direitos trabalhistas para adquirir um fôlego extra nesse momento.

No entanto, mesmo nesse cenário desafiador, o número de pessoas interessadas em se capacitar cresce. Assim que, para empresários e gestores, MBAs em Gestão de Negócios são uma excelente opção de investimento. Vejamos o porquê!

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar quanto antes

O mercado em Gestão de Negócios

O cenário pós-pandemia precisará de profissionais multitarefa e bem instrumentados para tomar decisões. Será preciso melhorar a competência da adaptabilidade e da reestruturação de negócios e ampliar o foco na era digital.

Quando se fala em “novo normal” no contexto da administração de empresas entende-se que a partir de agora há outro consumidor, outro colaborador e outra realidade para os negócios, demandando outras práticas de gestão.

Dessa forma, líderes, gestão comercial, gestão de pessoas e demais setores deverão atualizar suas referências de soluções e usar inteligência para se adaptar às demandas que vão surgir. 

As empresas buscarão profissionais habilitados em rever e otimizar processos, reavaliar modelos de negócios, enxugando os custos e gastos, fazendo os melhores investimentos e gerando receita.

Dessa forma, o perfil profissional em destaque, especialmente nos altos cargos das organizações, é aquele apto a implementar uma gestão estratégica, especialmente no que toca às finanças e aos recursos empresariais. Tudo sem perder de vista a inovação, a geração de valor dos produtos e dos serviços e o relacionamento com o cliente.

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar quanto antes

4 razões para fazer um curso de MBA em Gestão de negócios

As vantagens de uma pós-graduação para a carreira são muitas, desde uma melhor remuneração ao desenvolvimento de inteligência competitiva e atualizações de conhecimento importantes. Vejamos algumas razões para cursar um MBA em Gestão de Negócios:

1) Graduação não é mais suficiente

Na verdade, cursos de pós-graduação são tão necessários, considerando a solidez e o aprofundamento teórico-prático que proporcionam, que muitos já não os consideram como diferencial. Assim se tornam uma exigência para os melhores cargos nas organizações.

2) MBA é a melhor opção para a área de negócios

O Master in Business Administration, como o próprio termo sugere, é um curso pensado para a realidade e as necessidades de gerenciamento de uma organização. São formações avançadas, ideais para quem já tem experiência com gestão.

3) Melhor currículo para um mercado de trabalho desafiador

Se o mercado de trabalho já era acirrado antes, agora, quanto mais formações e experiência profissional tiver um gestor, mais chances terá de sair na frente da concorrência dos processos seletivos.

4) Networking profissional

Um MBA em Gestão de Negócios é capaz de reunir em suas salas de aula estudantes das mais diversas áreas e trajetórias profissionais. É um espaço em que a interação e a troca de experiências enriquecem a formação e fortalecem o networking.

Pós-graduação em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas: um curso completo

Pensando em ofertar uma especialização sólida no mercado, o IPOG, instituição de ensino superior com ampla experiência em educação para o universo corporativo, criou o MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas.

Esta capacitação de nível superior é ofertada na modalidade de aulas remotas, para que o estudante possa começar a estudar on-line, com aulas ao vivo. Os professores são especialistas, mestres e doutores com ampla trajetória acadêmica e de mercado.

Por isso, ao final desta pós-graduação o profissional estará apto a atuar em empresas dos mais diversos portes e segmentos ou mesmo abrir o próprio negócio

Confira a grade curricular!

1) Diagnóstico Organizacional e Ferramentas de Análise

2) Planejamento Estratégico

3) Principais Relatórios e Indicadores do Negócio

4) Planejamento e Controle Orçamentário

5) BPM – Gestão de Negócios por Processos

6) Gestão Eficaz do Capital de Giro

7) Governança e Riscos Corporativos

8) Custos, Sistemas de Custeio, Gestão e Formação do Preço

9) Valuation e M&A (Fusões e Aquisições)

10) Controladoria Aplicada

11) Reestruturação Financeira e Turnaround

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Esse conjunto de disciplinas foi organizado com as principais ferramentas para desenvolver práticas de gestão eficientes, focadas na saúde financeira e sobrevivência de um negócio. É uma super oportunidade de se atualizar e se preparar para os desafios do dinâmico cenário empresarial.

Se você tem interesse nessa área e deseja expandir os horizontes da sua carreira, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG tem a oferecer!

Gostou deste artigo sobre MBA em Gestão de Negócios? Confira mais 3 artigos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz a total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – disponibiliza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. A instituição já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada. O índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, e isso fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Planeje seu sucesso a partir dos Fundamentos de Gestão de Projetos Certa vez, Benjamim Franklin disse que “se você falha em planejar, planeja falhar”. Uma afirmação que nunca teve tanto sentido, principalmente em um cenário como o do Brasil, onde segundo o IBGE, mais da metade das empresas fecha as portas após 4 anos. Portan...
Gestão de obras: o que o mercado espera de um especialista? A indústria da construção civil, sempre dinâmica e desafiadora, demanda profissionais altamente capacitados para liderar e gerenciar projetos de forma eficiente. Nesse contexto, a especialização em gestão de obras torna-se uma escolha estratégica para os prof...
Conheça as profissões que continuam aquecidas em tempos de crise O ano de 2016 foi desafiador para o setor econômico brasileiro, mas, apesar da crise financeira, existem profissões que continuam aquecidas e estão em alta e oferecem bons salários, embora eles não tenham tido grandes reajustes. Porém, essas vagas estão reserv...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br