12 características do perfil que o mercado procura em 2018
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08 de Fevereiro de 2018

12 características do perfil que o mercado procura em 2018

Recentemente, você viu um artigo aqui no Blog IPOG falando sobre as profissões em alta em 2018? No entanto, isso não significa que apenas os profissionais dessa área podem se destacar ao longo do ano! O mercado procura profissionais com algumas competências.

Na verdade, toda a economia do país passa por um momento de retomada. O mercado carece de bons profissionais, pode acreditar! E se você deseja ser um desses “desejados pelas empresas”, nós queremos te ajudar!

Confira algumas dicas da coordenadora do MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan, sobre o perfil que o mercado procura.

Qual é o perfil que o mercado procura?

1) Saber lidar com pressão

O profissional precisa, mesmo em um ambiente de cobranças e pressão, ser produtivo. O que isso significa? Mesmo em momentos de crise, dificuldades na empresa ou até mesmo escassez de recursos, ele precisa se manter focado e entregar resultados. Resumindo: ter resiliência.

2) Bom relacionamento interpessoal

Essa habilidade indica que o profissional se relaciona bem tanto dentro como fora da empresa e em todos os níveis hierárquicos. É alguém que sabe se comportar e assim conquista pessoas com quem pode contar em todos os níveis hierárquicos e até em outras empresas.

3) Ter visão de dono

Significa estar atento a tudo que acontece dentro da empresa. Dar sugestões para poder reduzir custos, ver novas oportunidades de melhoria, oportunidades de mercado. Ou seja, estar atento ao que está acontecendo fora para que seja aplicado na empresa também.

4) Posicionamento com elegância e educação

Pode até parecer algo óbvio, mas não é. O perfil que o mercado procura envolve saber se posicionar quando necessário. Significa que se o colaborador não concorda com algo, ele pode expor sua opinião contrária, mas de uma forma agregadora e não conflituosa. De uma maneira que as pessoas compreendam que não se trata de um conflito, mas do fato de alguém pensar diferente. Que a pessoa não vai se rebelar se não for feito do jeito que ela está proprondo.

5) Persistência

Não é a toa que essa é uma das habilidades no perfil que o mercado procura em um profissional. Alguém que mantenha o seu foco com comprometimento, engajamento, com envolvimento, mas sabendo também o limite tênue entre ser insistente e se tornar um chato na organização. Cuidado para não ser aquela pessoa que sempre abre a boca para falar e as pessoas logo pensam: “Lá vem ele! Enquanto não concordarmos, não vai parar de falar”.

6) Atualizado

O profissional que hoje deseja se destacar em sua carreira precisa estar sempre estudando, formal e informalmente. Precisa ser curioso e estar sempre em busca de novidades.

7) Domínio Técnico

Dominar a parte técnica de sua função, ser um bom profissional, nunca vai sair da lista de requisitos do perfil que o mercado procura. Sempre foi importante e continuará sendo.

Necessidades do mercado

Além das características e do perfil que o mercado procura, o profissional também precisa estar preparado para as necessidades das organizações. Ainda estamos em um período de recessão econômica. então as empresas valorizam comprar melhor, reduzir custos e encargos, além de pensar em inovação, em mudanças estratégicas, em coisas que agreguem mais valor.

Dentro desse contexto, a lista de características do perfil que o mercado procura continua. Dá uma olhada:

8) Flexibilidade

Segundo Cyndia Bressan, às vezes será preciso desempenhar várias tarefas. “Essa questão de descrição de cargo está em desuso, o futuro é de um profissional com foco técnico, mas que também seja mais disponível e flexível.

9) Inovação

O profissional que tem o perfil que o mercado procura precisa fazer mais com menos o tempo inteiro. Sempre oferecendo melhorias que envolvam baixo custo.

10) Atento a novas formas de trabalho:

Sabe a importância do networking? Pois é! O profissional precisa ter bons contatos que abram portas para outras opções de trabalho. Como por exemplo: permutas de serviços, parcerias com outras empresas e até mesmo ampliação do portfólio por meio dessas parcerias.

Essa pode ser uma estratégia pra aproveitar e conquistar espaço. “Pensar em novas formas de contrato, principalmente depois da Reforma Trabalhista. O profissional precisa enxergar que uma vaga temporária, pode se tornar definitiva, assim como ele pode ser contratado posteriormente como um terceirizado, por exemplo, um prestador de serviço”, destaca Cyndia Bressan.

11) Conhecimento sobre áreas correlatas

Essa precisa ser uma estratégia para aumentar o seu escopo de aprendizagem. Aprender sobre áreas correlatas, áreas que podem agregar à sua. Nesse sentido, Cyndia pontua que a área de gestão de pessoas é um diferencial porque todas as áreas trabalham com pessoas: marketing, produção, comercial, entre tantas outras.

“Saber ser o gestor das pessoas é um diferencial muito grande porque vai te ajudar em qualquer área de atuação. E também vai fazer com que você conheça melhor as técnicas do RH e possa até cobrar uma postura mais estratégica do seu próprio RH“.

12) Vivências fora do ambiente profissional

O perfil que o mercado procura é de alguém que tenha uma vida além do trabalho, mas que traga realizações e visão de mundo que o tornem uma pessoa mais engajada profissional e socialmente. Nesse sentido, participação em projetos sociais, ONGs e até vivências internacionais contam muito!

Essas experiências contribuem para ampliar e diversificar a maneira de pensar de cada ser humano. Como consequência, este profissional provavelmente terá mais condições de colaborar com novas ideias na organização.

É importante lembrar!!

Todo profissional é uma marca! Por isso é importante sempre estar atento à gestão da sua marca, especialmente nas redes sociais, grupos de Whatsapp. Lembre-se sempre que é o seu nome que está em jogo!


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Sobre Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG

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