Reinventar-se e adaptar-se a cenários de mudança contínua são a lógica na qual negócios devem pautar a sua tomada de decisões caso desejem garantir sua sobrevivência e relevância em um cenário competitivo e cada vez mais tecnológico.
Considerando a transformação digital em curso e o foco crescente na experiência do consumidor como diferencial para bons resultados, fica evidente que mesmo companhias mais tradicionais precisam acompanhar o mercado e buscar talentos capazes para a gestão de negócios digitais.
Afinal, a jornada do consumidor atual está mais complexa, inclusive mesclando on-line e off-line, então a gestão empresarial precisa investir na presença on-line e avaliar a possibilidade de digitalizar a sua operação comercial.
O e-commerce no Brasil segue registrando crescimento, mesmo com as últimas crises econômicas. Além disso, estima-se que 95% dos brasileiros que compram on-line o fazem por meio do marketplace. Também o omnichannel vai aos poucos se solidificando como tendência, mas ainda carece de maturidade na gestão.
No entanto, há sempre muitas dúvidas sobre a gestão de negócios digitais. Como administrar redes sociais, lojas e tantas plataformas? É pertinente estar presente no maior número possível de canais?
Pensando nisso, elaboramos este artigo sobre o tema, com alguns insights importantes e dicas sobre como gerir e se capacitar para os negócios na era digital.
Boa leitura!
Os desafios e a importância da gestão de negócios digitais
A internet encurtou a distância física entre consumidores e empresas, mas nem de longe gerenciar um negócio on-line é uma atividade simples. Não basta simplesmente ter um e-commerce no ar para que as vendas aconteçam. É preciso dedicação, estratégia e domínio de ferramentas.
Vejamos algumas razões para empreender on-line.
Mais alcance e reconhecimento de marca
No ambiente on-line, as fronteiras geográficas não existem: é possível vender em todo o território nacional e além. É mais fácil atingir um grande público.
Conhecendo o perfil do seu público e realizando um trabalho de marketing digital que explore eixos como o geomarketing, o inbound e o marketing de comunidade é possível que mais pessoas descubram sua marca de forma orgânica e com diferentes pontos de contato.
Segmento muito lucrativo
A questão da comodidade é um ponto de muita importância para o consumidor atual – e a internet proporcionou isso.
Com a ampliação do acesso a esse recurso e a crescente adesão ao smartphone, mais e mais pessoas passaram a aderir às compras online. Quem está nesse espaço tem mais chances de conseguir o negócio, sem perder o foco nos diferenciais que os produtos e serviços devem ter.
Mais dinamismo nas negociações
No mundo virtual, é mais simples estar em contato com clientes, inclusive automatizar uma parte desse contato com chatbots, por exemplo. Sem a necessidade de encontros presenciais e operações mais rápidas, a negociação e o negócio podem ser dinamizados com facilidade.
Vale ressaltar que, além disso, esse modelo de negócio também possibilita flexibilidade de horários e, normalmente, tem implantação de baixo custo.
No entanto, obviamente há desafios e problemas. Confira:
Concorrência
Hoje é possível fazer vendas diretamente por redes sociais, como o Instagram, ferramentas como o WhatsApp Business, fazer uso de Saas e tantas outras opções acessíveis. Assim, quando há muita concorrência, há a necessidade de agregar valor e diferenciais, e oferecer uma boa experiência ao cliente para sair na frente.
Gestão financeira
Ter bom controle das receitas e despesas é fundamental para ter êxito na gestão financeira e comercial. É preciso se preparar para emergências, estar sempre atento ao fluxo de caixa e se organizar para fazer investimentos.
Operacional
Apesar de estarmos em um ambiente 4.0, os negócios digitais ainda estão aquém quando o assunto é tecnologia. Falta integração de informação entre sistemas, gestão centralizada de canais e automatização de processos. Há muita operação sendo feita de forma manual, gerando dificuldade em controlar as vendas e o estoque por conta do multicanal.
Diante desse cenário, quais as melhores ações, estratégias e dicas para uma gestão com inteligência?
12 dicas de como fazer a gestão de negócios digitais
- Tenha inteligência de mercado e conheça as tendências e o perfil das empresas e consumidores para saber onde e como atuar.
- Avalie os benefícios e faça um levantamento do que é necessário para que seu negócio oferte produtos e serviços on-line.
- Estruture o seu site/loja, selecione as plataformas/aplicativos/canais de venda adequados ao seu modelo e plano de negócio e que alcancem seu público com o melhor custo-benefício.
- É possível começar apenas com um site a fim de se familiarizar com a dinâmica desse canal. Posteriormente, você pode expandir.
- Tenha ciência da legislação para atividades comerciais on-line e impostos específicos.
- Considere a segurança de dados para os meios de pagamentos selecionados.
- Estabeleça um canal de atendimento ao cliente funcional, com retorno ágil de respostas.
- Entenda sobre estratégias de marketing, branding e canais de divulgação para criar visibilidade.
- Busque conhecimento sobre logística, estoque e pós-venda no comércio eletrônico, a fim de ofertar uma entrega de qualidade.
- Invista no relacionamento e no pós-venda para fidelizar o cliente.
- Avalie sempre a necessidade de investimento em soluções tecnológicas para otimizar a operação.
- Mensure sempre os resultados coletando dados por meio de métricas para assegurar uma visualização da performance do negócio.
MBA Gestão Estratégica e Econômica de Negócios para melhores resultados na era digital
Gerenciar negócios no mercado digital demanda inteligência, conhecimento atualizado e lastro teórico-prático para tomar decisões estratégicas que gerem resultados de qualidade.
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Dentre as disciplinas desta pós-graduação encontramos Gestão de Marketing, Gestão de Vendas e Negociação, Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis e um módulo exclusivamente dedicado à Gestão de Negócios Digitais.
Dessa maneira, o estudante poderá se aprofundar em ferramentas para conquistar clientes on-line, meios de pagamentos, digitalização de empresas físicas e outros insights do comércio e negócios eletrônicos.
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IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
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