A internet mudou o jeito como os publicitários e os comunicólogos exercem suas funções. A rápida interatividade e o mercado cada vez mais agressivo modificaram o pensamento e trouxeram novos formatos de produtos e formas de atração. Esse cenário tem ampliado a busca por cursos de pós-graduação em Marketing Digital.
Além disso, o mundo conectado também trouxe novas possibilidades de atuação. Hoje, o profissional pode trabalhar com produção de conteúdo web, Growth Hacking, na área de Business Intelligence, Big Data e influência digital.
Diante de tantos desafios, para estes profissionais, se tornou um caminho natural procurar pela Pós-graduação em Marketing Digital no intento de alcançar melhores cargos e funções.
Mas, com tantas opções, qual escolher? Qual seria o melhor tipo de curso para tornar-se especialista em um mercado que a cada ano tem se mostrado como um oceano vermelho?
Neste artigo, vamos ajudar você a entender as exigências da área e explicar porque a Pós-graduação em Marketing Digital é a melhor escolha para se destacar. Aqui você irá conferir:
- o que esperar do Marketing Digital?;
- tendências para a área;
- importância do curso de pós-graduação;
- diferença entre os tipos de especialização;
- o que é aprendido na Pós-graduação em Marketing Digital do IPOG?;
- diferenciais;
- para quem é o curso?.
O que esperar do Marketing Digital?
O Marketing Digital é a grande aposta da vez.
De acordo com dados divulgados pela IAB Brasil, a área vem crescendo exponencialmente. Em 2017, a publicidade online cresceu 25,4% se comparado com 2016. Em 2021, a expectativa é que esse número cresça em 12%. Segundo pesquisa do eMarketer, até 2024, o investimento na área deve subir 61,9%.
Para acompanhar esse movimento e se destacar da concorrência, as empresas e grandes negócios têm se reinventado e tentado se adaptar ao ritmo de crescimento da internet. Nesse sentido, hoje, o marketing digital é um dos principais caminhos para o desenvolvimento de organizações.
Inclusive, no cenário de aceleração digital nos negócios impulsionado pela pandemia, com a ampliação do e-commerce, o marketing se mostrou um aliado crucial para resultados de excelência.
Contudo, qual o futuro do marketing digital?
7 tendências para o mercado digital nos próximos anos
O Marketing se reinventa a cada dia. Somado com as novidades tecnológicas, o setor conta com diversos recursos que, combinados, podem ser uma poderosa ferramenta na relação empresa-consumidor.
A tendência para o futuro é gerar ainda mais interação com o usuário e trazer cada vez mais facilidades, como o comando de voz. O Marketing Digital tem entendido que o seu público é multifacetado e usa diversos canais. Isso fez com que fosse importante desenvolver ideias que trouxessem praticidade para o dia a dia.
Separamos sete tendências do mercado digital que são abordadas nos melhores cursos de especialização e nos maiores eventos de Marketing e Comunicação, com elas você começará a se preparar para o futuro e saberá no que investir. Confira!
Tendência 1: humanização das comunicações
Pensando em estratégias, números e indicativos, muitas empresas de comunicação e publicidade esquecem de direcionar seus processos para seres humanos:
pessoas que sentem, têm opiniões distintas, relações, anseios e preocupações.
Por isso, por muito tempo o marketing focou no produto, ao invés do público. Hoje, o movimento é contrário: focar na humanização das relações e conquistar o cliente para, depois, oferecer o produto. Esse processo é também conduzido através dos chamados micro-momentos e em algumas situações de rapport.
Com esse pensamento, as automações de marketing deixaram de ser robóticas para se tornarem íntimas do cliente. Sabe aquela opção de enviar um e-mail pelo primeiro nome do seu cliente? É uma forma personalizada de se aproximar e produzir bons relacionamentos, aumentando a chance de fechar negócio.
Tendência 2: marketing de conteúdo
Ainda na linha da humanização e foco no consumidor, o marketing de conteúdo é uma forma de vender o produto focando na troca de informações e no aumento de autoridade do produto.
Funciona assim: você atrai o seu cliente fornecendo informações que vão educá-lo acerca de certo tema e, em troca, ele se interessa pelo seu produto por entender que a sua empresa possui conhecimento sobre a área.
O marketing de conteúdo utiliza diversas formas para fazer isso: blogposts, e-books, infográficos, webinars, publicações em redes sociais e outros.
De acordo um relatório anual feito pela PQ Media, entidade que analisa tendências do marketing, o branded content deve crescer 14% ao ano até 2021.
Tendência 3: B2B
As negociações business-to-business são geralmente mais longas e complexas se comparadas com os negócios B2C (business to consumer). Justamente por isso, as empresas precisam inovar no que diz respeito às estratégias de vendas e marketing digital.
A comunicação digital atua nesse segmento com a intenção de humanizar as relações B2B – geralmente tendem a ser mais engessadas e sérias – baseando-se na ideia de comunidade (atendimento personalizado, sucesso do cliente, avaliações positivas do consumidor e produto etc).
Tendência 4: adequação à pesquisa por voz
As consultas nos mecanismos de pesquisa já fazem parte da nossa rotina há algum tempo. Entretanto, a forma como realizamos essas buscas está sendo cada vez mais otimizada.
A pesquisa por voz chegou para se tornar, majoritariamente, dona do espaço virtual: perguntas simples para respostas simples. Dados de uma pesquisa do Google indicam que 58% dos consumidores utilizaram a pesquisa por voz para encontrar empresas locais em 2017 e 2018.
Com isso, grandes alterações estão acontecendo no modo de adquirir respostas e oferecer melhores performances em SEO e Marketing Digital.
Maryna Hradovich, vice-presidente do SEMRush, sinalizou no RD Summit/2018, que essa área promete crescimento significativo.
Tendência 5: conteúdo em vídeo
As estimativas para a utilização de vídeos no Marketing Digital são as mais positivas entre as opções mencionadas aqui!
A Época Negócios publicou, no primeiro trimestre de 2018, um estudo indicando que a preferência por vídeos publicitários, por exemplo, têm crescido.
Na faixa etária de 18 a 24 anos esse é o formato preferido de 30% do público, enquanto ofertas por e-mail assumem a opção inicial para 29% dos entrevistados nessa idade.
O sucesso dos stories e dos reels do Instagram e os famosos vídeos curtos do Tik Tok mostram a potência desse segmento.
Tendência 6: Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) não é mais coisa de filme. Hoje, o mercado publicitário tem utilizado o artifício para aproximação do público e uma forma de agilizar o contato com cliente.
Um exemplo de IA utilizado por empresas são os chatbots e personagens que personificam a marca, como a MagaLu do Magazine Luiza.
Tendência 7: Mobile
Outra tendência que se expande cada dia mais são as soluções em marketing voltadas para os usuários de smartphones e aparelhos móveis.
Levantamento da Panorama Mobile Time/Opinion Box (Agosto, 2020) indicou que o número de brasileiros realizando compras e pagamentos via celular passou de 85% para 91%. O aparelho já é o principal meio de acesso à internet no país.
Os smartphones concentram boa parte do tráfego global em websites, além disso as vendas através dos aplicativos tem atraído muitos usuários pela rapidez e facilidade do processo.
Em 2019, os gastos com publicidade para smartphones foram de US$ 190 bilhões em todo o mundo. (Statista, 2019) Sinais claros de que considerar o mobile nas estratégias de marketing é importante.
Com tantas áreas surgindo e o mercado cada vez mais acirrado, é comum e até necessário que a especialização esteja no plano de carreira de comunicólogos.
Especialização é uma exigência do mercado de marketing
Muitos são os profissionais de comunicação que, na busca pela recolocação no mercado ou bons cargos, perdem oportunidades por não atenderem ao seguinte requisito: Pós-Graduação em Marketing Digital.
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa publicada em 2018 pela Resultados Digitais, as principais tendências da área para os próximos anos são o Marketing de Conteúdo, o Big Data, a Inteligência Artificial e o Machine Learning.
Isso traduz a necessidade de profissionais que não apenas saibam e entendam do tema, mas que tenham conhecimento profundo e que queiram trabalhar com métricas digitais, dados, estatísticas e indicadores.
Se, antes, o Marketing era feito a partir de observações e pesquisas de campo, hoje, já é orientado por dados. Por esse motivo, o pensamento rápido e análitico é um diferencial para profissionais.
Além disso, a especialização transmite uma informação clara aos empregadores: a motivação do profissional em buscar o aprendizado e atualização, principalmente em um setor que muda constantemente.
Há um momento propício para cursar uma Pós-graduação em Marketing Digital?
É claro que essa é uma decisão pessoal, no entanto, não há porque esperar ou adiar a especialização se considerarmos a expectativa de mercado.
Veja, segundo o Digital in 2020: Brazil, 71% da população brasileira está online, seja nas redes sociais ou pesquisando no Google. Com base nisso, empresas do mundo todo adotam estratégias para vender mais e serem encontradas através da internet.
Logo, somando esses números com as expectativas de crescimento da área, temos a certeza de que o melhor momento para cursar uma Pós-graduação em Marketing Digital é agora!
Que tal se planejar para começar a tão sonhada pós? Preparamos um material exclusivo para que você possa conhecer algumas das possibilidades de atuação nesse mercado tão promissor.
[INFOGRÁFICO – Possibilidades de atuação no mercado de marketing digital para novos profissionais]
Por que é tão importante se especializar em marketing digital? Confira 5 motivos!
As tendências de negócios, mercado, comunicação e tecnologia para os próximos anos dizem muito sobre o porquê de cursar uma Pós-graduação em Marketing Digital, mas ainda há muitos outros motivos a serem ditos.
Dentre tantas justificativas, separamos 8 que refletem a importância de se especializar em Marketing Digital em um contexto profissional cada vez mais competitivo.
Maior valor de mercado
É preciso estar preparado para competir! O número de usuários na internet não para de crescer, assim como o número de profissionais na área do marketing digital. Se você é estudante ou está no mercado há alguns anos, sabe do que estamos falando.
Por esse motivo, se destacar da concorrência é prioridade. Nesse sentido, uma Pós-graduação em Marketing Digital oferece melhores chances no mercado de trabalho e aumenta o seu valor como profissional, tornando possível competir por cargos altos e barganhar maiores salários.
Utilidade para as empresas
O conhecimento em Marketing Digital proporciona o uso eficaz do orçamento da empresa. Ele permitirá encontrar uma estratégia de comunicação e marketing adequada a cada público de interesse por um custo menor, se comparado ao demandado pelas mídias tradicionais.
Além disso, estudar a área permitirá a substituição dos onerosos canais de publicidade pelas redes digitais.
Fortalecer a marca da empresa no ambiente digital
O Marketing Digital pode ainda contribuir no processo de fortalecimento e atuação da marca nos meios virtuais, no qual grande parte do seu público está presente.
O profissional será responsável por ampliar a consciência sobre os produtos e serviços e conquistar o usuário. Tudo isso é feito a partir de um conteúdo de qualidade que dialoga com as notícias quentes do momento.
Os memes, por exemplo, têm sido amplamente utilizados por empresas com abordagem mais jovial. Saber o jeito e o momento certo de utilizá-los pode ser uma forma de alcançar um grande público com apenas um card ou vídeo.
Aumentar lucros investindo pouco
A internet democratizou os meios de comunicação. Através de redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, é possível obter grande visibilidade investindo em parcerias com digital influencers, posts patrocinados e campanhas virais.
Com a internet é possível conquistar um número maior de vendas a partir de técnicas que façam com que a empresa ganhe visibilidade, engajamento e vendas.
Melhoria de estratégias
O Marketing Digital proporciona a captura do cliente via estratégia delineada e bem aplicada. Ter bons conhecimentos na área ajuda a identificar as ferramentas úteis na perfeita execução das vendas.
Assim como as várias possibilidades de atuação no Marketing Digital, as especializações são diversas. Antes de escolher em qual você irá investir, entenda melhor a diferença entre algumas delas.
Entenda os diferentes tipos de especialização em Marketing Digital
No Marketing Digital existem alguns tipos de especialização. Cada uma dialoga melhor com cada perfil profissional e objetivo. Por exemplo, tornar o currículo mais denso, se atualizar, lecionar, obter expertise para o mercado e várias outras.
Entender exatamente a sua motivação para realizar uma especialização é o primeiro passo no momento de escolher o seu curso e a opção mais adequada. Para ajudar você nessa escolha, separamos 4 tipos de especialização em Marketing Digital.
Vamos lá!
Pós e MBA’s remotos/ao vivo
Além das possibilidades acima citadas, quem está procurando cursos de pós-graduação em Marketing Digital encontra no IPOG a modalidade de curso remoto.
Nesse modelo, o aluno estuda com a mesma carga horária e qualidade dos cursos presenciais, porém com mais comodidade através de aulas remotas online ao vivo.
Diferente do modelo EAD, em que o aprendizado ocorre de forma mais autônoma, nos cursos remotos do IPOG o estudante conta com o suporte em tempo real dos professores e o dinamismo de ter aula em grupo.
É vantajoso para quem pode destinar horários fixos para as aulas, mas não abre mão da interação com os colegas e professores, quer ter a opção de estudar de casa ou do trabalho, economizando tempo e dinheiro com deslocamento.
Cursos livres de Marketing Digital
É possível encontrar diversos cursos de diferentes plataformas e bem aceitos no mercado de trabalho, como a Rock Content, Resultados Digitais, Outbound Marketing etc.
Esses cursos são fundamentais para se atualizar e gerar insights para o mercado de trabalho. Entretanto, eles não devem ser considerados uma especialização formal como os citados acima, apenas cursos com a finalidade de incrementar o currículo.
Entre eles estão: Inbound Marketing, Outbound Marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, Google Adwords etc.
Cursos de Curta Duração
Com o objetivo de atender a alta velocidade do mercado de trabalho, os Cursos de Curta Duração foram criados no objetivo de levar conteúdo prático e rápido para aqueles que focam na qualificação profissional.
Geralmente, esses cursos não têm como pré-requisito a conclusão de algum curso superior. Desse modo, basta apenas ter iniciativa e vontade de se desenvolver profissionalmente.
Outro benefício é o tempo de duração que costuma ser de algumas semanas até três meses.
Confira uma opção de curso:
MBA em Marketing Digital
O MBA é considerado um curso de especialização, no entanto, difere em alguns pontos de uma pós-graduação comum. A primeira grande diferença é que o MBA é um curso voltado para o business e, por isso, a grade é uma mistura do tema pretendido com assuntos de negócios.
Esse tipo de especialização é indicada, especialmente, para quem deseja alcançar cargos de liderança.
Dentre tantas possibilidades e opções de qualificação, o IPOG é uma instituição de ensino que tem acompanhado este mercado.
Portanto, oferece a Pós-graduação em Marketing Digital com matriz curricular pensada para abordar a perspectiva estratégica e mercadológica do negócio, como também as ferramentas mais atuais do Marketing Digital.
Conteúdos como Business Intelligence e Big Data no Marketing, Growth Hacking, Design Thinking e Mobile Marketing são oferecidos no MBA.
Ficou com vontade de saber mais? Nas próximas linhas convidamos você a conhecer o nosso MBA!
O que vou aprender no MBA em Marketing Digital do IPOG?
Não basta apenas escolher uma Pós-graduação em Marketing Digital para preencher o currículo. Conhecer bem as ementas do curso e entender o que o mercado demanda é essencial para fazer uma boa escolha.
A Pós-graduação em Marketing Digital do IPOG é prática, focada em estratégias alinhadas ao negócio e trazendo as últimas tendências do mundo do marketing.
Nesse MBA, o aluno poderá conferir ferramentas e conteúdos atualizados e de qualidade, com disciplinas que desenvolvem o potencial de liderança e dão o arcabouço necessário para a atuação em Gestão.
Como o IPOG acredita que o melhor ensino alia fundamentos teóricos à prática, as disciplinas são ordenadas com o que será requisitado no mercado de trabalho. O aluno sairá pronto para colocar em prática o que foi aprendido na rotina de agências e empresas.
Confira a grade curricular do nosso MBA!
- Marketing: o que você realmente precisa saber
- Gestão Integrada da Comunicação: como aplicar estratégias coerentes
- Transformação Digital: o imperativo para sobrevivência
- Estratégias de Crescimento I – Growth Marketing
- Estratégias de Crescimento II – Performance: Instagram, Facebook e Google Ads
- Consultoria simulada: desenvolva um case Digital do briefing à entrega
- Gestão de Projetos Digitais: técnicas e ferramentas
- Analytics: principais indicadores e como fazer reports de alto valor
- Técnicas de Pitch, Startups e Consultorias
- Planejamento Estratégico Digital I – Diagnóstico e Auditorias
- Planejamento Estratégico Digital II – Visão de Futuro e Plano Tático
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
Além disso, um grande diferencial entre as instituições de ensino é a coordenação do curso, que no IPOG é gerida por:
Coordenadores do MBA Remoto Digital Strategy Leadership do IPOG NINO CARVALHO: um dos pioneiros e mais respeitados profissionais do Mercado Digital do Brasil, o Coordenador possui 20 anos de experiência na área, tendo ocupado posições de destaque em projetos executivos e acadêmicos nacionais e internacionais (atuando em 30 países). É Jornalista, Doutorando em Mídias Digitais pela Universidade do Porto (Portugal) e University at Austin (EUA), Mestre em Administração pelo IBMEC, e pós graduado em Marketing e Estratégia pelo Chartered Institute of Marketing (CIM, UK). Criou e coordenou o primeiro MBA em Marketing Digital do Brasil (2008) e o maior programa de Pós-graduação em Marketing Digital da América Latina (FGV 2010-16); ANDRE GILDIN: apaixonado por Inovação e Tecnologia, é Executivo sênior com mais de 20 anos de experiência em Multinacional, Professor e Palestrante. |
Quais são os diferenciais da Pós-graduação em Marketing Digital do IPOG?
Existe uma infinidade de Pós-graduações em Marketing Digital disponíveis para serem cursadas. No entanto, nem todas podem oferecer os mesmos aprendizados.
O IPOG acredita no desenvolvimento integral do ser humano através do ensino. Por isso, a matriz curricular de cada disciplina é cuidadosamente elaborada para proporcionar visão analítica e completa ao aluno. Afinal, lidar em sociedade significa conversar com diversas frentes e pontos de vida. Ainda mais quando falamos de Marketing.
Confira alguns motivos do porquê realizar essa especialização no IPOG!
- curso prático, focado em desenvolver expertise estratégica e operacional;
- corpo docente internacional, com o mínimo de 50% de professores mestres e doutores;
- coordenadores renomados e com vasta experiência prática e acadêmica;
- palestrantes internacionais convidados ao longo do curso;
- ferramentas e metodologias atualizadas utilizadas pelos principais players digitais do mercado;
- formação de alunos preparados para o mercado de trabalho;
- curso dinâmico e ao mesmo tempo robusto.
Esses aspectos tornam essa especialização uma das melhores escolhas no momento de pensar em uma Pós-graduação em Marketing Digital. Além do conteúdo, é importante escolher uma instituição de ensino com renome no mercado, aprovada por alunos e metodologias de ensino arrojadas.
Dessa forma, você terá a garantia de investir em um curso de qualidade e bem aceito pelo mercado de trabalho.
Para quem a especialização do IPOG é indicada?
Hoje, entender de Marketing Digital é importante para qualquer profissional, não apenas aqueles que têm formação inicial nisso. Isso faz com que as especializações abracem diversas profissões e tragam mais diversidade para a sala de aula.
Por esse motivo, a especialização do IPOG é indicada para profissionais que já atuam no marketing e comunicação, e desejam ampliar o seu conhecimento na área digital com aspectos estratégicos, técnicos e operacionais.
Além dos estudantes de comunicação, Design e T.I. também são fazem parte do público visado para essa especialização, pessoas de qualquer formação que desejam empreender e, por isso, precisam ter noções de Marketing Digital.
Esse MBA, em especial, procura dar os ensinamentos fundamentais desse tema. Nesse sentido, recém-graduados que desejam focar na área digital são bem-vindos!
Agora que você já sabe todas as possibilidades que o Marketing Digital pode ofertar e os benefícios de ter uma Pós-graduação na área, esperamos que você tenha entendido que esse curso deve constar no seu plano de carreira!
O próximo passo, então, é tirar os planos do papel e investir no seu futuro! Entre em contato conosco para mais informações.
Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz a total diferença no currículo. De que vale ter uma Pós-graduação em Marketing Digital em um local não valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. A instituição já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.
A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada. O índice chega a 97,14%, em todo o país.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existem no mercado e isso fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.
Entre em contato conosco para mais informações!
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